Considerando os desafios enfrentados pelos professores em formação inicial durante a prática da docência no que diz respeito ao planejamento, execução da aula e a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas da rede pública, este trabalho objetiva analisar os momentos de planejamento e execução de uma sequência didática (SD) mencionando os desafios encontrados durante esse processo e apresentar as contribuições destes desafios para o professor. A referida SD foi planejada entre os meses de maio e setembro e está sendo aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas aulas de LI entre os meses de julho a novembro. Este estudo de caso fundamenta-se teoricamente em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que debate os momentos de planejamento e execução de uma SD, assim como em Damulakis et al. (2005) que discutem a relação entre o planejamento e a execução da aula de língua estrangeira, no nosso caso, de uma SD no contexto escolar e Pabis (2012) que discute a importância da realidade do aluno durante o planejamento da aula. Como resultados parciais, podemos indicar que os momentos de planejamento e de execução da SD propiciam ao professor em formação inicial o norteamento e aprimoramento de sua prática assim como a conscientização dos obstáculos que a situação real da sala de aula apresenta. O professor aprende a lidar com os imprevistos e desafios desses momentos, tornando-se criativo e aberto à possibilidade de mudança/adaptação do que foi planejado.