Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Pôster (PO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9853
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 16
    "titulo" => "OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Considerando os desafios enfrentados pelos professores em formação inicial durante a prática da docência no que diz respeito ao planejamento, execução da aula e a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas da rede pública, este trabalho objetiva analisar os momentos de planejamento e execução de uma sequência didática (SD) mencionando os desafios encontrados durante esse processo e apresentar as contribuições destes desafios para o professor. A referida SD foi planejada entre os meses de maio e setembro e está sendo aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas aulas de LI entre os meses de julho a novembro. Este estudo de caso fundamenta-se teoricamente em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que debate os momentos de planejamento e execução de uma SD, assim como em Damulakis et al. (2005) que discutem a relação entre o planejamento e a execução da aula de língua estrangeira, no nosso caso, de uma SD no contexto escolar e Pabis (2012) que discute a importância da realidade do aluno durante o planejamento da aula. Como resultados parciais, podemos indicar que os momentos de planejamento e de execução da SD propiciam ao professor em formação inicial o norteamento e aprimoramento de sua prática assim como a conscientização dos obstáculos que a situação real da sala de aula apresenta. O professor aprende a lidar com os imprevistos e desafios desses momentos, tornando-se criativo e aberto à possibilidade de mudança/adaptação do que foi planejado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_15_34_35_idinscrito_16_15bc8e88e5090ba85bf75b180ce75ea1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA FERREIRA"
    "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9853
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 16
    "titulo" => "OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DURANTE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Considerando os desafios enfrentados pelos professores em formação inicial durante a prática da docência no que diz respeito ao planejamento, execução da aula e a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas da rede pública, este trabalho objetiva analisar os momentos de planejamento e execução de uma sequência didática (SD) mencionando os desafios encontrados durante esse processo e apresentar as contribuições destes desafios para o professor. A referida SD foi planejada entre os meses de maio e setembro e está sendo aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas aulas de LI entre os meses de julho a novembro. Este estudo de caso fundamenta-se teoricamente em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que debate os momentos de planejamento e execução de uma SD, assim como em Damulakis et al. (2005) que discutem a relação entre o planejamento e a execução da aula de língua estrangeira, no nosso caso, de uma SD no contexto escolar e Pabis (2012) que discute a importância da realidade do aluno durante o planejamento da aula. Como resultados parciais, podemos indicar que os momentos de planejamento e de execução da SD propiciam ao professor em formação inicial o norteamento e aprimoramento de sua prática assim como a conscientização dos obstáculos que a situação real da sala de aula apresenta. O professor aprende a lidar com os imprevistos e desafios desses momentos, tornando-se criativo e aberto à possibilidade de mudança/adaptação do que foi planejado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_15_34_35_idinscrito_16_15bc8e88e5090ba85bf75b180ce75ea1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA FERREIRA SOUZA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA FERREIRA"
    "autor_email" => "fabysouzacg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Considerando os desafios enfrentados pelos professores em formação inicial durante a prática da docência no que diz respeito ao planejamento, execução da aula e a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas da rede pública, este trabalho objetiva analisar os momentos de planejamento e execução de uma sequência didática (SD) mencionando os desafios encontrados durante esse processo e apresentar as contribuições destes desafios para o professor. A referida SD foi planejada entre os meses de maio e setembro e está sendo aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas aulas de LI entre os meses de julho a novembro. Este estudo de caso fundamenta-se teoricamente em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que debate os momentos de planejamento e execução de uma SD, assim como em Damulakis et al. (2005) que discutem a relação entre o planejamento e a execução da aula de língua estrangeira, no nosso caso, de uma SD no contexto escolar e Pabis (2012) que discute a importância da realidade do aluno durante o planejamento da aula. Como resultados parciais, podemos indicar que os momentos de planejamento e de execução da SD propiciam ao professor em formação inicial o norteamento e aprimoramento de sua prática assim como a conscientização dos obstáculos que a situação real da sala de aula apresenta. O professor aprende a lidar com os imprevistos e desafios desses momentos, tornando-se criativo e aberto à possibilidade de mudança/adaptação do que foi planejado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.