Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98282
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 16224
    "titulo" => "METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência pioneira e inovadora com o objetivo de desenvolver uma metodologia de educação a distância e momentos de instrução presencial com instrução on-line usando a educação hibrida para o trabalho docente na entrega de conteúdos no ensino superior. Nesta perspectiva, o desenho da metodologia EAD para cursos de graduação e pós-graduação em uma Instituição Pública Estadual de Ensino utiliza como apoio a plataforma Moodle utilizando o Design Instrucional com os princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos e atividades. Para o desenvolvimento da sala virtual de aprendizagem os docentes utilizam os instrumentos didáticos no processo avaliativo, como os fóruns de discussão (instrumento de comunicação e discussão) moderados pelo professor que acompanha e interage, tendo o tutor a distância como um colaborador no incentivo à participação do aluno. Nesse espaço, os estudantes devem interagir discutindo temas significativos para o estudo da disciplina. Os fóruns temáticos são avaliados conforme os critérios definidos pelo professor e divulgados aos alunos. As webquests (instrumento de construção coletiva) são construídas pelo professor com o objetivo de o aluno desenvolver atividades a distância, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações (instrumento de avaliação) são provas randômicas ou presenciais, planejadas e elaboradas pelos professores. A metodologia aqui apresentada foi testada pelos docentes com os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir da percepção dos estudantes sobre o caminhar presencial versus o caminhar a distância (reflexão fenomenológica). Os instrumentos de coleta de dados incluíram formulário, uso do e-mail e lista de discussão. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. Assim, a experiência da instituição tem apresentado bons resultados no sentido de promover uma prática docente a distância mais qualificada no contexto atual da EAD."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16224_TB4811_20062023121729.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "WALMA"
    "autor_email" => "walma.guimaraes@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98282
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 16224
    "titulo" => "METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência pioneira e inovadora com o objetivo de desenvolver uma metodologia de educação a distância e momentos de instrução presencial com instrução on-line usando a educação hibrida para o trabalho docente na entrega de conteúdos no ensino superior. Nesta perspectiva, o desenho da metodologia EAD para cursos de graduação e pós-graduação em uma Instituição Pública Estadual de Ensino utiliza como apoio a plataforma Moodle utilizando o Design Instrucional com os princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos e atividades. Para o desenvolvimento da sala virtual de aprendizagem os docentes utilizam os instrumentos didáticos no processo avaliativo, como os fóruns de discussão (instrumento de comunicação e discussão) moderados pelo professor que acompanha e interage, tendo o tutor a distância como um colaborador no incentivo à participação do aluno. Nesse espaço, os estudantes devem interagir discutindo temas significativos para o estudo da disciplina. Os fóruns temáticos são avaliados conforme os critérios definidos pelo professor e divulgados aos alunos. As webquests (instrumento de construção coletiva) são construídas pelo professor com o objetivo de o aluno desenvolver atividades a distância, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações (instrumento de avaliação) são provas randômicas ou presenciais, planejadas e elaboradas pelos professores. A metodologia aqui apresentada foi testada pelos docentes com os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir da percepção dos estudantes sobre o caminhar presencial versus o caminhar a distância (reflexão fenomenológica). Os instrumentos de coleta de dados incluíram formulário, uso do e-mail e lista de discussão. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. Assim, a experiência da instituição tem apresentado bons resultados no sentido de promover uma prática docente a distância mais qualificada no contexto atual da EAD."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID16224_TB4811_20062023121729.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "WALMA"
    "autor_email" => "walma.guimaraes@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência pioneira e inovadora com o objetivo de desenvolver uma metodologia de educação a distância e momentos de instrução presencial com instrução on-line usando a educação hibrida para o trabalho docente na entrega de conteúdos no ensino superior. Nesta perspectiva, o desenho da metodologia EAD para cursos de graduação e pós-graduação em uma Instituição Pública Estadual de Ensino utiliza como apoio a plataforma Moodle utilizando o Design Instrucional com os princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos e atividades. Para o desenvolvimento da sala virtual de aprendizagem os docentes utilizam os instrumentos didáticos no processo avaliativo, como os fóruns de discussão (instrumento de comunicação e discussão) moderados pelo professor que acompanha e interage, tendo o tutor a distância como um colaborador no incentivo à participação do aluno. Nesse espaço, os estudantes devem interagir discutindo temas significativos para o estudo da disciplina. Os fóruns temáticos são avaliados conforme os critérios definidos pelo professor e divulgados aos alunos. As webquests (instrumento de construção coletiva) são construídas pelo professor com o objetivo de o aluno desenvolver atividades a distância, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações (instrumento de avaliação) são provas randômicas ou presenciais, planejadas e elaboradas pelos professores. A metodologia aqui apresentada foi testada pelos docentes com os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir da percepção dos estudantes sobre o caminhar presencial versus o caminhar a distância (reflexão fenomenológica). Os instrumentos de coleta de dados incluíram formulário, uso do e-mail e lista de discussão. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. Assim, a experiência da instituição tem apresentado bons resultados no sentido de promover uma prática docente a distância mais qualificada no contexto atual da EAD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.