Este trabalho apresenta uma experiência pioneira e inovadora com o objetivo de desenvolver uma metodologia de educação a distância e momentos de instrução presencial com instrução on-line usando a educação hibrida para o trabalho docente na entrega de conteúdos no ensino superior. Nesta perspectiva, o desenho da metodologia EAD para cursos de graduação e pós-graduação em uma Instituição Pública Estadual de Ensino utiliza como apoio a plataforma Moodle utilizando o Design Instrucional com os princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos e atividades. Para o desenvolvimento da sala virtual de aprendizagem os docentes utilizam os instrumentos didáticos no processo avaliativo, como os fóruns de discussão (instrumento de comunicação e discussão) moderados pelo professor que acompanha e interage, tendo o tutor a distância como um colaborador no incentivo à participação do aluno. Nesse espaço, os estudantes devem interagir discutindo temas significativos para o estudo da disciplina. Os fóruns temáticos são avaliados conforme os critérios definidos pelo professor e divulgados aos alunos. As webquests (instrumento de construção coletiva) são construídas pelo professor com o objetivo de o aluno desenvolver atividades a distância, relacionando os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações (instrumento de avaliação) são provas randômicas ou presenciais, planejadas e elaboradas pelos professores. A metodologia aqui apresentada foi testada pelos docentes com os estudantes de graduação e pós-graduação, a partir da percepção dos estudantes sobre o caminhar presencial versus o caminhar a distância (reflexão fenomenológica). Os instrumentos de coleta de dados incluíram formulário, uso do e-mail e lista de discussão. A abordagem de análise dos dados foi qualitativa. Assim, a experiência da instituição tem apresentado bons resultados no sentido de promover uma prática docente a distância mais qualificada no contexto atual da EAD.