A presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência de orientação pedagógica desenvolvida pelos Docentes Orientadores no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) durante o período pandêmico da COVID-19. O intuito é compreender as estratégias didático-pedagógicas utilizadas em resposta às mudanças impostas pela pandemia. A orientação da prática pedagógica está inserida no âmbito da orientação da ação profissional, caracterizando-se como um processo de auxílio ao professor em formação inicial para que reflita e pense sobre sua prática docente em contexto real, alinhada com os fundamentos teóricos da profissão. O Docente Orientador desempenha o papel de auxiliar o futuro professor a desenvolver competências para exercer sua profissão de forma consciente, responsável e eficaz. No contexto da pandemia, a orientação pedagógica enfrenta novos desafios devido às restrições e adaptações necessárias para o ensino remoto. A pesquisa em questão é qualitativa e utiliza análise documental e entrevistas com os Docentes Orientadores do PRP da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), selecionados através do Edital nº 1/2020 emitido pela CAPES. Os resultados preliminares apontam que a orientação durante a pandemia envolveu uma combinação de fatores pedagógicos, sociais e emocionais, exigindo uma abordagem didática ampla e integrada. As ações midiáticas foram utilizadas como meio de transmitir informações, estabelecer conexões e promover a participação dos estudantes. No entanto, nem sempre foram efetivas para todos os orientadores, uma vez que cada subprojeto apresentou desafios específicos em relação à orientação, que variaram de acordo com as etapas da educação abarcadas pelo subprojeto. Em suma, a pesquisa destaca a importância dos Docentes Orientadores na formação de futuros professores e a necessidade de compreender as estratégias pedagógicas utilizadas durante a pandemia para lidar com os desafios impostos pela crise sanitária.