Este artigo procura discutir a dialogicidade entre a história e a literatura, na qual conta os saberes e vieses de mulheres negras e seus lugares na sociedade brasileira, mostra que na maioria das vezes ainda subsiste um olhar pejorativo e preconceituoso, em relação. Este trabalho tem como objetivo problematizar como estão sendo abordadas as questões sobre as mulheres africanas na literatura produzida por uma escritora negra. Enfatizamos que estas leituras nos ajudam a perceber as escritoras negras e os seus espaços de voz na sociedade e na historiografia, tendo em vista que estas obras se constituem em fontes históricas pois apresentam possibilidades educativas nos processos de ensino e aprendizagem. Nossa proposta parte do campo da história cultural que nos permite articular de forma interdisciplinar a interface entre a história e literatura, mostrando as contribuições destas nas maneiras de educar. Trabalhamos na perspectiva de proporcionar uma educação com olhar de representatividade das escritoras negras através da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie com base em sua obra “o perigo de uma história única”. A metodologia parte de uma pesquisa qualitativa articulada com um estudo bibliográfico e documental. Acreditamos que essa autora é potente no âmbito de defender as ideias que reflete na sociedade, observando como esta proposta reflete nas discussões sobre gênero e o preconceito, sendo assim, abre possibilidades para uma educação equânime por meio desta escritora e da história.