O presente trabalho trata-se de uma roda de conversa sobre diversos assuntos envolvendo a história da química como método que pode possibilitar o desenvolvimento cognitivo, e a análise da existência de subsunçores, ou seja, de conhecimentos já fixados na estrutura cognitiva do estudante. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo no qual tem seu contexto na aprendizagem Significativa Teoria desenvolvida por David Ausubel, e está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A roda de conversa se deu após pequenos grupos de estudantes do 3º ano discutirem sobre temas diversos de textos sobre conteúdos envolvendo assuntos da história da química no ano de 2019, foi realizada a análise das opiniões expressas tanto com sondagem inicial quanto com percepções após a aplicação, a atividade resultou em dados bastante pertinentes, pois a sondagem inicial permitiu identificar que a maioria dos discentes não possuíam ou não recordavam sobre teorias e historicidades envolvendo a química ou cientistas da mesma, após trabalhar com os estudantes os textos com curiosidades e histórias eles apresentaram facilidade e conseguiram articular respostas satisfatórias no questionário final, interligando a conteúdos da química e suas aplicabilidades. Portanto, diante dos resultados obtidos é perceptível a grande importância da abordagem durante os conteúdos programáticos curriculares como se chegou aos conceitos qualitativos, por exemplo, a partir da história envolvida no conteúdo de química, para que assim os estudantes possam ter proximidade com a matéria, uma proposta que pode levar a uma progressiva experiência de conceitos e o desenvolvimento da linguagem em sala de aula.