Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTADOS DE IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento da identidade na adolescência consiste na identificação dos estados de difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida. O adolescente é visto em cada estado de acordo com a forma como ele explora alternativas e assume compromissos referentes à profissão, religião, política, filosofia de vida, lazer, amizade, papel de gênero e relacionamento amoroso. O presente trabalho aborda os Estados de Identidade na Adolescência, explorando fontes atuais publicadas sobre o tema a fim de construir um quadro conceitual com as principais características do adolescente em cada estado identitário. A pesquisa é classificada como qualitativa quanto a abordagem, descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica quanto aos procedimentos. Inicialmente buscou-se no Google Acadêmico artigos científicos publicados no período de 2012-2022 que abordavam os estados de identidade na adolescência. Os textos selecionados deveriam trazer discussões sobre os quatro estados de identidade estabelecidos por Marcia (1966) e Schoen-Ferreira (2007). O estudo revelou que há duas dimensões da identidade na adolescência, sendo a de exploração, em que o sujeito demonstra uma postura passiva, e a de comprometimento, na qual o sujeito age de forma ativa diante de diferentes situações cotidianas. Em suma, concluiu-se que no estado de difusão o adolescente demonstra pouco comprometimento profissional e ideológico, não há demonstrações de interesse na exploração de alternativas, demonstra, também, pouco conceito de rotina diária. No estado de pré-fechamento o indivíduo persegue metas ideológicas e profissionais eleitas por outros, geralmente pelos pais. Torna-se o que outros preparam ou quiseram que fosse quando criança. A moratória é quando não há escolhas definidas, caracterizando uma fase de compromisso em explorar alternativas, com níveis de comprometimento baixos. O adolescente debate temas profissionais e ideológicos. Por fim, a identidade estabelecida é caracterizada pelo comprometimento com uma profissão e ideologia, geralmente constituída após um período de exploração.

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