O artigo ora apresentado tem por objetivo catalogar e analisar na produção acadêmica brasileira o tratamento dado à temática “Formação de Professores e Programa Residência Pedagógica”, a fim de localizar e compreender que aspectos, espaços geográficos e recortes históricos têm recebido destaque nessa área do conhecimento. Esta revisão sistemática, está restrita à produção acadêmica em educação nos periódicos nacionais A1, A2, A3 e A4, no período de 2017-2022. Em conformidade com a lista gerada pela CAPES, quadriênio 2017-2020, realizamos uma busca nos sites das referidas revistas e também em base de dados indexadas, como a SciELO, mediante a utilização dos seguintes descritores: ‘Residência Pedagógica e Formação Docente’, ‘Residência Docente e Formação de Professores’, ‘Docência e Residência Pedagógica’, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado’. Os artigos encontrados nesta etapa do mapeamento foram organizados em quadros gerais discriminando os seguintes aspectos: título do periódico, autor(es), filiação institucional, palavras-chave, período e localização do objeto estudado, ano da publicação, título do artigo. Foram catalogados 65 artigos veiculados em periódicos com qualis A, revelando um significativo número de estudos/pesquisas principalmente sobre Formação de Professores e a Residência Pedagógica e, ao mesmo tempo, sinalizando para uma lacuna no que se refere aos estudos de matriz geográfica e histórica. Almejando uma análise mais qualitativa, os artigos foram organizados em tabelas considerando os seguintes aspectos: a) Recorte temporal e geográfico do objeto de estudo; b) Ano da publicação c) Filiação institucional; d) Autorias; e) Enfoque temático; f) Aportes Teóricos. Catalogar os periódicos acadêmicos nacionais com qualis A nos permitiu identificar algumas tendências e, também, outra lacuna, ao nosso ver, a carência de trabalhos que tratem particularmente da relação entre a proposta de formação docente da Paraíba e a do Programa Residência Pedagógica.