Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA PIBID/CAPES NO RENDIMENTO ESCOLAR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS DE SUMÉ- PB.

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PROJETOS INSTITUCIONAIS Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

Resumo

Com o considerável aumento do número de vagas nas universidades no Brasil, o acesso ao ensino superior passou a ser uma real possibilidade para muitos estudantes da educação básica. Com este novo contexto do ensino superior a relação universidade – sociedade é favorecida através de ações desenvolvidas com graduandos que atuam diretamente na sociedade, seja com disciplinas específicas como as de estágio supervisionado, ou através de projetos criados que envolvam a sociedade nos seus diversos setores (educacional, cultural, público, etc.). Nos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos pelas universidades o graduando tem oportunidade de, dependendo do tipo de projeto que esteja engajado, vivenciar sua futura prática, ter experiências com outra área que não seja a de sua atuação, entre outras. Contudo, isso acarreta num profissional mais certo de seus objetivos e com uma visão um pouco mais ampla em relação àqueles que não passaram pela experiência prática possibilitada pelos projetos. Nesse trabalho que resultou em nosso trabalho de conclusão de curso no primeiro semestre de 2014, buscamos identificar a influência do PIBID - Programa Institucional de Iniciação à Docência, no rendimento escolar na disciplina de Matemática das escolas municipais de Sumé/PB. Vale salientar que tal PIBID é vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do CDSA - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, sediado no município de Sumé/PB. O PIBID da UFCG/CDSA tem como foco, promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas da educação básica, onde dentro de suas ações, destaca-se: i) análise crítica de livros didáticos adotados; ii) possíveis contribuições no Projeto Político Pedagógico das escolas parceiras; iii) promoção de oficinas metodológicas, com a construção de materiais e jogos didáticos e iv) o plantão pedagógico, com o objetivo de ministrar aulas de reforço. Essas ações são realizadas pelos licenciandos bolsistas, com a orientação de um professor formador do curso e coordenador do projeto e com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. Nesse cenário sentimos a necessidade de observar a influência no rendimento dos alunos em Matemática após a inserção do PIBID nas escolas publicas do município de Sumé. Utilizamos como fonte de dados para a análise, notas e médias de alunos que frequentaram o plantão pedagógico, momento esse em que os licenciandos bolsistas aplicavam o reforço em Matemática para grupos de alunos indicados pelos professores das escolas, onde esses tinham sido diagnosticados com dificuldade de aprendizagem. A análise se deu de forma quanti-qualitativa, com apresentação e interpretação de gráficos e tabelas que nos mostraram diferentes percepções acerca da influência das ações pedagógicas do PIBID, em alguns casos foi notória a melhora nas notas e médias escolares na disciplina, em outras a situação se mostrou estável, sem aumento das notas e médias, e ainda houve casos onde as notas e médias baixaram, mesmo com o reforço. Acreditamos que esse tipo de investigação é um “ponta pé inicial” para compreender melhor as contribuições e influências de projetos e programas dessa natureza.

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