Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NOVAS METODOLOGIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO PIBID, EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, METODOLOGIAS Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9808
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 636
    "inscrito_id" => 733
    "titulo" => "NOVAS METODOLOGIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO PIBID, EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PB"
    "resumo" => "No setor da educação básica, o docente desempenha um papel fundamental na inserção de inovações metodológicas, no sentido de instigar a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido no âmbito das atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada no bairro Bodocongó, cidade de Campina Grande, PB. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da inserção de novas práticas no ensino-aprendizagem de Geografia, no nível médio, com a finalidade de dinamizar as aulas e tornar o ensino mais significativo. No âmbito da mencionada escola, as atuações executadas no Subprojeto de Geografia no PIBID/CAPES/UEPB apresentam como intenção romper com o tradicionalismo das aulas e, no caso deste projeto específico, para atingir os objetivos do subprograma, optou-se pela elaboração de mesas temáticas sobre os conteúdos presentes no plano de curso da disciplina, auxiliadas pela exposição de filmes de curta metragem, tais atividades foram elaboradas a partir das sugestões dos alunos expressas no questionário aplicado no início da atuação do Subprojeto na escola. Em meio à execução das atividades, pode-se considerar que a utilização de novas práticas no ensino exige a participação dos alunos, sendo eficaz no ensino de Geografia, tendo em vista que ao agregar novas técnicas metodológicas promove a motivação dos alunos para interpretação, apreensão e reflexão acerca dos conteúdos geográficos, possibilitando ao ensino de Geografia alcançar os seus objetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_47_50_idinscrito_733_21bee443b3d9bf42557aa0a6ea525456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÍCIA DANIELLE MOURA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "CLÍCIA"
    "autor_email" => "clicia_danielle@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9808
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 636
    "inscrito_id" => 733
    "titulo" => "NOVAS METODOLOGIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO PIBID, EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PB"
    "resumo" => "No setor da educação básica, o docente desempenha um papel fundamental na inserção de inovações metodológicas, no sentido de instigar a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido no âmbito das atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada no bairro Bodocongó, cidade de Campina Grande, PB. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da inserção de novas práticas no ensino-aprendizagem de Geografia, no nível médio, com a finalidade de dinamizar as aulas e tornar o ensino mais significativo. No âmbito da mencionada escola, as atuações executadas no Subprojeto de Geografia no PIBID/CAPES/UEPB apresentam como intenção romper com o tradicionalismo das aulas e, no caso deste projeto específico, para atingir os objetivos do subprograma, optou-se pela elaboração de mesas temáticas sobre os conteúdos presentes no plano de curso da disciplina, auxiliadas pela exposição de filmes de curta metragem, tais atividades foram elaboradas a partir das sugestões dos alunos expressas no questionário aplicado no início da atuação do Subprojeto na escola. Em meio à execução das atividades, pode-se considerar que a utilização de novas práticas no ensino exige a participação dos alunos, sendo eficaz no ensino de Geografia, tendo em vista que ao agregar novas técnicas metodológicas promove a motivação dos alunos para interpretação, apreensão e reflexão acerca dos conteúdos geográficos, possibilitando ao ensino de Geografia alcançar os seus objetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_47_50_idinscrito_733_21bee443b3d9bf42557aa0a6ea525456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÍCIA DANIELLE MOURA GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "CLÍCIA"
    "autor_email" => "clicia_danielle@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

No setor da educação básica, o docente desempenha um papel fundamental na inserção de inovações metodológicas, no sentido de instigar a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido no âmbito das atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada no bairro Bodocongó, cidade de Campina Grande, PB. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da inserção de novas práticas no ensino-aprendizagem de Geografia, no nível médio, com a finalidade de dinamizar as aulas e tornar o ensino mais significativo. No âmbito da mencionada escola, as atuações executadas no Subprojeto de Geografia no PIBID/CAPES/UEPB apresentam como intenção romper com o tradicionalismo das aulas e, no caso deste projeto específico, para atingir os objetivos do subprograma, optou-se pela elaboração de mesas temáticas sobre os conteúdos presentes no plano de curso da disciplina, auxiliadas pela exposição de filmes de curta metragem, tais atividades foram elaboradas a partir das sugestões dos alunos expressas no questionário aplicado no início da atuação do Subprojeto na escola. Em meio à execução das atividades, pode-se considerar que a utilização de novas práticas no ensino exige a participação dos alunos, sendo eficaz no ensino de Geografia, tendo em vista que ao agregar novas técnicas metodológicas promove a motivação dos alunos para interpretação, apreensão e reflexão acerca dos conteúdos geográficos, possibilitando ao ensino de Geografia alcançar os seus objetivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.