No setor da educação básica, o docente desempenha um papel fundamental na inserção de inovações metodológicas, no sentido de instigar a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido no âmbito das atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, localizada no bairro Bodocongó, cidade de Campina Grande, PB. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da inserção de novas práticas no ensino-aprendizagem de Geografia, no nível médio, com a finalidade de dinamizar as aulas e tornar o ensino mais significativo. No âmbito da mencionada escola, as atuações executadas no Subprojeto de Geografia no PIBID/CAPES/UEPB apresentam como intenção romper com o tradicionalismo das aulas e, no caso deste projeto específico, para atingir os objetivos do subprograma, optou-se pela elaboração de mesas temáticas sobre os conteúdos presentes no plano de curso da disciplina, auxiliadas pela exposição de filmes de curta metragem, tais atividades foram elaboradas a partir das sugestões dos alunos expressas no questionário aplicado no início da atuação do Subprojeto na escola. Em meio à execução das atividades, pode-se considerar que a utilização de novas práticas no ensino exige a participação dos alunos, sendo eficaz no ensino de Geografia, tendo em vista que ao agregar novas técnicas metodológicas promove a motivação dos alunos para interpretação, apreensão e reflexão acerca dos conteúdos geográficos, possibilitando ao ensino de Geografia alcançar os seus objetivos.