Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA EDUCATIVA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: DESENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GLICÓLISE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98157
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4655
    "inscrito_id" => 17042
    "titulo" => "A PRÁTICA EDUCATIVA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: DESENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GLICÓLISE"
    "resumo" => "O ensino por investigação é um meio pelo qual o professor desenvolve uma metodologia para trabalhar temáticas que despertam no discente a curiosidade, o protagonismo e consequentemente o ensino e aprendizagem. Sendo assim, esta metodologia surge como forma de desenvolver uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. O tema trabalhado foi conversão de Energia: Glicólise, sendo executado com os estudantes da 3ª Série da Escola ECI José Vitorino de Medeiros, Sossego — PB. O trabalho foi desenvolvido em quatro aulas de 50 minutos. No primeiro momento, foi colocado algumas questões norteadoras que serviram de base para que os educandos pudessem levantar hipóteses referentes ao assunto abordado, dentre as questões levantadas destacaram-se: por que nos sentimos fracos quando estamos sem comer há algum tempo ou mesmo em jejum? (logo ao acordar); por que precisamos da glicose e como ela é usada no organismo? Seria possível identificar fontes energéticas nos alimentos? Após a argumentação foi dividido a turma em três grupos e foi distribuído um texto no qual abordava sobre a temática; este texto serviu como fonte de conhecimento. Finalizando a segunda aula, os grupos de estudante, a partir do estudo teórico investigativo, puderam comprovar ou refutar suas hipóteses levantadas anteriormente. O professor foi apenas o mediador das discussões não interferindo em nenhum momento durante as falas dos discentes. Nas duas aulas posteriores foram realizadas a culminância, onde os discentes puderam expor seus trabalhos realizados após as pesquisas. É importante ressaltar que foram observados o engajamento e o protagonismo de todos os estudantes da 3ª Série em cumprir com todas as atividades propostas, isto reforça a importância do uso das metodologias ativas durante as aulas e o impacto positivo que ela causa na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17042_TB4655_03072023103251.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "tardellicosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98157
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4655
    "inscrito_id" => 17042
    "titulo" => "A PRÁTICA EDUCATIVA E O PROTAGONISMO ESTUDANTIL: DESENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GLICÓLISE"
    "resumo" => "O ensino por investigação é um meio pelo qual o professor desenvolve uma metodologia para trabalhar temáticas que despertam no discente a curiosidade, o protagonismo e consequentemente o ensino e aprendizagem. Sendo assim, esta metodologia surge como forma de desenvolver uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. O tema trabalhado foi conversão de Energia: Glicólise, sendo executado com os estudantes da 3ª Série da Escola ECI José Vitorino de Medeiros, Sossego — PB. O trabalho foi desenvolvido em quatro aulas de 50 minutos. No primeiro momento, foi colocado algumas questões norteadoras que serviram de base para que os educandos pudessem levantar hipóteses referentes ao assunto abordado, dentre as questões levantadas destacaram-se: por que nos sentimos fracos quando estamos sem comer há algum tempo ou mesmo em jejum? (logo ao acordar); por que precisamos da glicose e como ela é usada no organismo? Seria possível identificar fontes energéticas nos alimentos? Após a argumentação foi dividido a turma em três grupos e foi distribuído um texto no qual abordava sobre a temática; este texto serviu como fonte de conhecimento. Finalizando a segunda aula, os grupos de estudante, a partir do estudo teórico investigativo, puderam comprovar ou refutar suas hipóteses levantadas anteriormente. O professor foi apenas o mediador das discussões não interferindo em nenhum momento durante as falas dos discentes. Nas duas aulas posteriores foram realizadas a culminância, onde os discentes puderam expor seus trabalhos realizados após as pesquisas. É importante ressaltar que foram observados o engajamento e o protagonismo de todos os estudantes da 3ª Série em cumprir com todas as atividades propostas, isto reforça a importância do uso das metodologias ativas durante as aulas e o impacto positivo que ela causa na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17042_TB4655_03072023103251.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "tardellicosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino por investigação é um meio pelo qual o professor desenvolve uma metodologia para trabalhar temáticas que despertam no discente a curiosidade, o protagonismo e consequentemente o ensino e aprendizagem. Sendo assim, esta metodologia surge como forma de desenvolver uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. O tema trabalhado foi conversão de Energia: Glicólise, sendo executado com os estudantes da 3ª Série da Escola ECI José Vitorino de Medeiros, Sossego — PB. O trabalho foi desenvolvido em quatro aulas de 50 minutos. No primeiro momento, foi colocado algumas questões norteadoras que serviram de base para que os educandos pudessem levantar hipóteses referentes ao assunto abordado, dentre as questões levantadas destacaram-se: por que nos sentimos fracos quando estamos sem comer há algum tempo ou mesmo em jejum? (logo ao acordar); por que precisamos da glicose e como ela é usada no organismo? Seria possível identificar fontes energéticas nos alimentos? Após a argumentação foi dividido a turma em três grupos e foi distribuído um texto no qual abordava sobre a temática; este texto serviu como fonte de conhecimento. Finalizando a segunda aula, os grupos de estudante, a partir do estudo teórico investigativo, puderam comprovar ou refutar suas hipóteses levantadas anteriormente. O professor foi apenas o mediador das discussões não interferindo em nenhum momento durante as falas dos discentes. Nas duas aulas posteriores foram realizadas a culminância, onde os discentes puderam expor seus trabalhos realizados após as pesquisas. É importante ressaltar que foram observados o engajamento e o protagonismo de todos os estudantes da 3ª Série em cumprir com todas as atividades propostas, isto reforça a importância do uso das metodologias ativas durante as aulas e o impacto positivo que ela causa na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.