Como se sabe na escola há inúmeras realidades o que faz dela um ambiente plural, pois as particularidades e experiências de vida dos alunos e professores são diversificadas, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona que nela haja pautas ligadas a diversidade e multiculturalidade. Neste sentido, este artigo surge da inquietude do autor em buscar compreender a relação dos estudantes da 2ª série do ensino médio no que se refere a compreensão da literatura LGBTQIA+. Tal ramificação da literatura foi e é passada despercebida, secundarizada e silenciada durante séculos devido ao preconceito social que se reverbera hodiernamente. Para análise dos conhecimentos prévios, vinte alunos desta turma de uma escola estadual localizada na cidade de Nazaré da Mata – PE, foram submetidos a um questionário quantitativo e qualitativo, percebendo certa limitação na abordagem acerca do assunto, sendo necessária uma ampliação em torno da temática. Os resultados alcançados direcionaram ao objetivo principal deste artigo que é a apresentação de uma sequência básica a partir dos estudos de Cosson (2014) que contemple turmas do Ensino Médio com ênfase na literatura LGBTQIA+. Como fomento teórico esta pesquisa se utilizou das teorias dos autores Mendonça e Reis (2008), Utzig, Ferreira e Caldas (2019), Cosson (2014), dentre outros e na Lei nº 7.037/2009 que versa sobre os direitos humanos.