O período remoto de março de 2020 até junho de 2022 marcou a vida de muitos estudantes universitários, principalmente os da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que nesse período citado teve uma parte significativa da graduação completamente virtual. Um momento que causou inúmeras incertezas, além é claro da difícil batalha de enfrentamento a pandemia, lidando com emoções, medos, inseguranças, perdas e anseios foi o que moldou o cotidiano dos estudantes ao longo do distanciamento social. Portanto, nosso trabalho se enfoca na construção de um podcast resultado da disciplina eletiva de “diversidades em docência: enfrentamentos ao distanciamento social” da UFPE do curso de Pedagogia. Esse trabalho teve como objetivo central discutir acerca da ‘Escrevivência’, conceito concebido por Conceição Evaristo, e como poderíamos refletir essa prática dentro do que estávamos vivenciando enquanto estudantes no ensino remoto. Nossa proposta aqui presente é levantar uma breve discussão que se desemboque numa reflexão acerca de como podemos utilizar a escrevivência para as nossas próprias práticas pedagógicas, como estudantes e professores. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve seus objetivos alcançados através de um levantamento bibliográfico (MINAYO, 2007) acerca das obras da autora, sendo possível a discussão num bate papo bem interessante entre os autores nessa produção.