O estágio supervisionado II – Ensino Médio do curso de licenciatura plena em química do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), proporcionam ao acadêmico a vivência do cotidiano como profissional, podendo o estagiário se familiarizar com a profissão. O estágio proporciona enxergar como é a estrutura física e humana da escola, tendo uma percepção de professor em formação. Como afirma Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da sua identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio supervisionado II foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Senador João Cleofas de Oliveira, sob a orientação do professor supervisor Augusto Nascimento, o qual dar aula na eletiva de química – Show da Química, sendo uma disciplina optativa composta por alunos de séries mistas. O professor realizou vários experimentos investigativos. Durante as observações do campo de estudo foi perceptível as dificuldades do manuseio técnico dos alunos para a realização dos experimentos, com a autorização do professor supervisor realizou-se a intervenção. Durante a prática de estágio supervisionado II nos deparamos com situações desafiadoras. O primeiro desafio foi estrutural, o segundo foi os alunos não tinham conhecimento dos riscos associados para preparar a solução e o terceiro foi elaborar um plano de aula para a aula da Eletiva Show da Química que é experimental. Ficou evidenciado durante observação, intervenção e a regência do estágio que a prática e a teoria caminham juntos, porque a teoria vem da prática refletida e a prática refletida nasce da teoria, sendo que o ponto nodal entre a teoria e a prática é a técnica, principalmente no ensino de ciências da natureza.