Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINCANA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98147
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4642
    "inscrito_id" => 9209
    "titulo" => "GINCANA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "No contexto educacional atual, a cada dia os professores têm sido desafiados a tornar o ensino de Matemática mais atrativo para os seus estudantes e a promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesta perspectiva, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Matemática, da UFPB/Campus IV, desenvolvemos uma Gincana da Matemática numa turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar essa experiência da Gincana da Matemática e identificar, nas situações vivenciadas pelos estudantes em sala de aula, aspectos relativos ao engajamento e à aprendizagem matemática. A Gincana, constituiu-se numa atividade na qual os estudantes da turma, divididos em grupos, resolvessem os problemas e desafios propostos, em forma de competição. O propósito da atividade foi envolver os estudantes na resolução de problemas, por meio de desafios matemáticos, que abordavam conhecimentos sobre formas geométricas, sequências numéricas e raciocínio lógico, estimulando a participação, interação e colaboração entre eles. O estudo realizado tem uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com características do estudo de caso. Este trabalho está fundamentado nos estudos sobre a Resolução de Problemas e em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos uma participação significativa dos estudantes, que mostraram entusiasmo e interesse em resolver os problemas e desafios propostos na Gincana. Os resultados mostram, também, que a Gincana Matemática promoveu um esforço e dedicação dos alunos, além de ressaltar a importância de abordagens educacionais alternativas que incentivem a participação ativa dos estudantes na aprendizagem matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581f244660c8_19122023164300.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 16:43:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO LEANDRO SILVA DE CARVALHO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO LEANDRO"
    "autor_email" => "alscs@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98147
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4642
    "inscrito_id" => 9209
    "titulo" => "GINCANA DA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROMOÇÃO DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "No contexto educacional atual, a cada dia os professores têm sido desafiados a tornar o ensino de Matemática mais atrativo para os seus estudantes e a promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesta perspectiva, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Matemática, da UFPB/Campus IV, desenvolvemos uma Gincana da Matemática numa turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar essa experiência da Gincana da Matemática e identificar, nas situações vivenciadas pelos estudantes em sala de aula, aspectos relativos ao engajamento e à aprendizagem matemática. A Gincana, constituiu-se numa atividade na qual os estudantes da turma, divididos em grupos, resolvessem os problemas e desafios propostos, em forma de competição. O propósito da atividade foi envolver os estudantes na resolução de problemas, por meio de desafios matemáticos, que abordavam conhecimentos sobre formas geométricas, sequências numéricas e raciocínio lógico, estimulando a participação, interação e colaboração entre eles. O estudo realizado tem uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com características do estudo de caso. Este trabalho está fundamentado nos estudos sobre a Resolução de Problemas e em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos uma participação significativa dos estudantes, que mostraram entusiasmo e interesse em resolver os problemas e desafios propostos na Gincana. Os resultados mostram, também, que a Gincana Matemática promoveu um esforço e dedicação dos alunos, além de ressaltar a importância de abordagens educacionais alternativas que incentivem a participação ativa dos estudantes na aprendizagem matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581f244660c8_19122023164300.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 16:43:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO LEANDRO SILVA DE CARVALHO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO LEANDRO"
    "autor_email" => "alscs@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No contexto educacional atual, a cada dia os professores têm sido desafiados a tornar o ensino de Matemática mais atrativo para os seus estudantes e a promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesta perspectiva, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Matemática, da UFPB/Campus IV, desenvolvemos uma Gincana da Matemática numa turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar essa experiência da Gincana da Matemática e identificar, nas situações vivenciadas pelos estudantes em sala de aula, aspectos relativos ao engajamento e à aprendizagem matemática. A Gincana, constituiu-se numa atividade na qual os estudantes da turma, divididos em grupos, resolvessem os problemas e desafios propostos, em forma de competição. O propósito da atividade foi envolver os estudantes na resolução de problemas, por meio de desafios matemáticos, que abordavam conhecimentos sobre formas geométricas, sequências numéricas e raciocínio lógico, estimulando a participação, interação e colaboração entre eles. O estudo realizado tem uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com características do estudo de caso. Este trabalho está fundamentado nos estudos sobre a Resolução de Problemas e em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos uma participação significativa dos estudantes, que mostraram entusiasmo e interesse em resolver os problemas e desafios propostos na Gincana. Os resultados mostram, também, que a Gincana Matemática promoveu um esforço e dedicação dos alunos, além de ressaltar a importância de abordagens educacionais alternativas que incentivem a participação ativa dos estudantes na aprendizagem matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.