No contexto educacional atual, a cada dia os professores têm sido desafiados a tornar o ensino de Matemática mais atrativo para os seus estudantes e a promover uma aprendizagem mais significativa e engajadora. Nesta perspectiva, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura em Matemática, da UFPB/Campus IV, desenvolvemos uma Gincana da Matemática numa turma da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto/PB, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar essa experiência da Gincana da Matemática e identificar, nas situações vivenciadas pelos estudantes em sala de aula, aspectos relativos ao engajamento e à aprendizagem matemática. A Gincana, constituiu-se numa atividade na qual os estudantes da turma, divididos em grupos, resolvessem os problemas e desafios propostos, em forma de competição. O propósito da atividade foi envolver os estudantes na resolução de problemas, por meio de desafios matemáticos, que abordavam conhecimentos sobre formas geométricas, sequências numéricas e raciocínio lógico, estimulando a participação, interação e colaboração entre eles. O estudo realizado tem uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com características do estudo de caso. Este trabalho está fundamentado nos estudos sobre a Resolução de Problemas e em documentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, observamos uma participação significativa dos estudantes, que mostraram entusiasmo e interesse em resolver os problemas e desafios propostos na Gincana. Os resultados mostram, também, que a Gincana Matemática promoveu um esforço e dedicação dos alunos, além de ressaltar a importância de abordagens educacionais alternativas que incentivem a participação ativa dos estudantes na aprendizagem matemática.