Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ESTÁGIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RELATO DE EXPERIÊNCIA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95436
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1044
    "inscrito_id" => 9638
    "titulo" => "USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ESTÁGIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RELATO DE EXPERIÊNCIA)"
    "resumo" => "O ensino de educação sexual nas escolas é um tema bastante complexo no ensino de ciências, e abordar a sexualidade se torna um verdadeiro desafio na carreira docente, fazendo com que as buscas por metodologias para aplicar esse conteúdo se tornam cada vez mais diversificadas com as dimensões que a internet pode alcançar. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo, abordar os benefícios proporcionados pelo uso da plataforma Kahoot em aulas de ciências na turma de 8º ano programa de residência pedagógica. Desenvolvido na Escola de Tempo integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, a metodologia consiste em uma sequência didática acerca do conteúdo envolvendo as dimensões da sexualidade: hormônios da sexualidade, corpo humano, curiosidade e cuidados higiênicos que devem ter ao realizar as necessidades básicas. Sendo desenvolvida em 4 aulas: duas para explicação sobre o conteúdo, uma para atividade e uma para realização da dinâmica utilizando o Kahoot como ferramenta de apoio. Foram disponibilizados 15 minutos para os estudantes revisarem o conteúdo trabalhado anteriormente, após isso a turma foi dividida em dois grupos de 15 pessoas, e um quis via Kahoot foi adaptado com 10 perguntas para cada grupo, a pergunta era passada sobre a tela da TV, o grupo marcava a opção que consideravam correta e a pontuação era anotada e após as 10 perguntas finalizadas o grupo seguinte começava sua partida. O vencedor do jogo foi definido pela pontuação alcançada no final das rodadas. Percebeu-se que apesar da falta de auxilio tecnológico em sala de aulas, os discentes tiveram uma grande aceitação pelo uso do Kahoot, os níveis de proximidade com o conteúdo foram significativos para o aprendizado, além de reforçar a competitividade saudável entre os colegas e perca da timidez ao questionar e participar nas aulas de educação sexual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9638_TB1044_20112023233026.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE GOMES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE GOMES"
    "autor_email" => "caroline.pereira@estudant"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95436
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1044
    "inscrito_id" => 9638
    "titulo" => "USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ESTÁGIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RELATO DE EXPERIÊNCIA)"
    "resumo" => "O ensino de educação sexual nas escolas é um tema bastante complexo no ensino de ciências, e abordar a sexualidade se torna um verdadeiro desafio na carreira docente, fazendo com que as buscas por metodologias para aplicar esse conteúdo se tornam cada vez mais diversificadas com as dimensões que a internet pode alcançar. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo, abordar os benefícios proporcionados pelo uso da plataforma Kahoot em aulas de ciências na turma de 8º ano programa de residência pedagógica. Desenvolvido na Escola de Tempo integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, a metodologia consiste em uma sequência didática acerca do conteúdo envolvendo as dimensões da sexualidade: hormônios da sexualidade, corpo humano, curiosidade e cuidados higiênicos que devem ter ao realizar as necessidades básicas. Sendo desenvolvida em 4 aulas: duas para explicação sobre o conteúdo, uma para atividade e uma para realização da dinâmica utilizando o Kahoot como ferramenta de apoio. Foram disponibilizados 15 minutos para os estudantes revisarem o conteúdo trabalhado anteriormente, após isso a turma foi dividida em dois grupos de 15 pessoas, e um quis via Kahoot foi adaptado com 10 perguntas para cada grupo, a pergunta era passada sobre a tela da TV, o grupo marcava a opção que consideravam correta e a pontuação era anotada e após as 10 perguntas finalizadas o grupo seguinte começava sua partida. O vencedor do jogo foi definido pela pontuação alcançada no final das rodadas. Percebeu-se que apesar da falta de auxilio tecnológico em sala de aulas, os discentes tiveram uma grande aceitação pelo uso do Kahoot, os níveis de proximidade com o conteúdo foram significativos para o aprendizado, além de reforçar a competitividade saudável entre os colegas e perca da timidez ao questionar e participar nas aulas de educação sexual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9638_TB1044_20112023233026.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE GOMES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE GOMES"
    "autor_email" => "caroline.pereira@estudant"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de educação sexual nas escolas é um tema bastante complexo no ensino de ciências, e abordar a sexualidade se torna um verdadeiro desafio na carreira docente, fazendo com que as buscas por metodologias para aplicar esse conteúdo se tornam cada vez mais diversificadas com as dimensões que a internet pode alcançar. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo, abordar os benefícios proporcionados pelo uso da plataforma Kahoot em aulas de ciências na turma de 8º ano programa de residência pedagógica. Desenvolvido na Escola de Tempo integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, a metodologia consiste em uma sequência didática acerca do conteúdo envolvendo as dimensões da sexualidade: hormônios da sexualidade, corpo humano, curiosidade e cuidados higiênicos que devem ter ao realizar as necessidades básicas. Sendo desenvolvida em 4 aulas: duas para explicação sobre o conteúdo, uma para atividade e uma para realização da dinâmica utilizando o Kahoot como ferramenta de apoio. Foram disponibilizados 15 minutos para os estudantes revisarem o conteúdo trabalhado anteriormente, após isso a turma foi dividida em dois grupos de 15 pessoas, e um quis via Kahoot foi adaptado com 10 perguntas para cada grupo, a pergunta era passada sobre a tela da TV, o grupo marcava a opção que consideravam correta e a pontuação era anotada e após as 10 perguntas finalizadas o grupo seguinte começava sua partida. O vencedor do jogo foi definido pela pontuação alcançada no final das rodadas. Percebeu-se que apesar da falta de auxilio tecnológico em sala de aulas, os discentes tiveram uma grande aceitação pelo uso do Kahoot, os níveis de proximidade com o conteúdo foram significativos para o aprendizado, além de reforçar a competitividade saudável entre os colegas e perca da timidez ao questionar e participar nas aulas de educação sexual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.