Ainda que seja de amplo conhecimento a importância e relevância da tecnologia dentro de sala de aula e no processo de ensino – aprendizagem, o que nos deparamos de forma frequente em escolas e salas de aula, são professores com resistência ao uso de recursos digitais ou apenas utilizando de forma meramente técnica, superficial. A presença da educação midiática nas escolas, com professores letrados digitalmente capacitados para mediar a conduzir os alunos para a ler e interpretar mídias nos seus formatos e meios é algo necessário e urgente. A falta de letramento e alfabetização digital, de forma dissociável, dos professores que utilizam a tecnologia em sua sala de aula de forma meramente operacional e técnica, com a tecnologia digital voltada para si mesma é algo que precisa ser abordado e discutido. Este trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira etapa constituiu em uma formação com 32 professores do interior de Minas Gerais, que contou com um encontro presencial e 4 encontros online. A segunda etapa envolveu um grupo de 50 professores da capital do Rio de janeiro, com cinco encontros online. Neste estudo, os resultados obtidos a partir desses dois períodos de formação continuada, foram analisados e os professores foram introduzidos a ferramentas digitais relacionadas aos conceitos de letramento digital e educação midiática. Durante os encontros, diversos conceitos foram abordados e variadas ferramentas digitais foram apresentadas, com o objetivo de integrar o letramento e alfabetização digital nas práticas de ensino aprendizagem dos participantes. Ao final do programa, os participantes realizaram uma avaliação utilizando a escala Likert, e vários resultados significativos foram observados, incluindo o uso significativo das ferramentas apresentadas em sala de aula, a implementação dos conceitos de maneiras diversas e relatos de mudanças tecnológicas significativas nas práticas pedagógicas.