As tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) fazem parte das criações modernas, que tiveram grande avanço, principalmente, no final do século XX, e ao longo século XXI. O avanço da tecnologia influenciou na forma de vida das pessoas, inclusive provocou algumas mudanças na educação, especialmente na modalidade de educação especial. Sendo assim, e diante das minhas experiências pessoais e acadêmicas, surgiu as indagações sobre como seria a aplicação e contribuições das tecnologias para a aprendizagem e qualidade de vida dos alunos especiais? Para alcançar os objetivos dessa pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com busca no site Google acadêmico, durante a última semana do mês de abril de 2023, com as palavras chaves “tecnologia assistiva e educação especial 2022”, para encontrar artigos publicados em 2022 com essa temática. A maior parte dos artigos fez referência ao período de pandemia. Dessa forma, depois de lidos resumos e selecionados palavras-chaves forma escolhidos cinco artigos que tratavam de tecnologia digital, educação especial, pandemia, covid-19. Com isso, foi possível perceber que o uso das tecnologias para fins educacionais na educação especial ainda precisa ser muito melhorado, principalmente, porque muitos dos professores, apesar de entender a necessidade do uso e saber que existem vantagens para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças especiais reconhecem que não estão preparados, para fazer o uso dessas tecnologias, necessitando de formação continuada direcionada para tais temas.