Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PÁLIDO PONTO AZUL: O ENSINO DE ASTRONOMIA EM UMA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NA PARAÍBA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O fascínio do ser humano pela compreensão dos fenômenos celestes remonta aos primórdios da civilização e fez com que a Astronomia seja considerada, por muitos, uma das ciências mais antigas da humanidade. Apesar de sua importância, estudos apontam para uma abordagem esporádica da temática nas aulas de Ciências da Natureza da Educação Básica. A reformulação da estrutura educacional proposta pelo Novo Ensino Médio (NEM) instituiu os itinerários formativos como uma formação complementar e flexível da grade curricular, permitindo que os discentes possam escolher dedicar-se ao estudo de sua área de interesse. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência de uma disciplina eletiva voltada para o ensino de Astronomia intitulada "Pálido Ponto Azul", realizada na ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, em Nova Floresta - PB. A eletiva proposta foi alicerçada nas diretrizes do Novo Ensino Médio e contribuiu para a formação acadêmica dos estudantes, com o intuito de despertar neles o desejo pelo conhecimento científico, buscando explorar a grandiosidade do universo por meio da compreensão da infinidade de corpos celestes que nos rodeiam e de compreender nosso endereço no espaço-tempo. Por se tratar de uma eletiva, a disciplina contou com a interdisciplinaridade das áreas da Física, Matemática e Química, nas quais foram abordados, de forma lúdica, conceitos físicos e cálculos matemáticos, expondo sentido prático à linguagem matemática utilizada. Durante a realização da disciplina, observou-se o entusiasmo dos estudantes pela eletiva, bem como a crescente participação nas aulas, com questionamentos e discussões sobre os temas abordados. Além disso, foi perceptível o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe entre estudantes de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade, como também a evolução do desempenho acadêmico alcançado nas disciplinas de Ciências da Natureza.

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