A inclusão, bem como sua inserção nos paradigmas educacionais, é recente, mas, apesar de ser implementado nas escolas, existe uma maior dificuldade e barreira que deve ser enfrentada, que é o aprendizado desses alunos com deficiência educacional. Sendo assim, as escolas têm um grande desafio, que é atender às necessidades dos alunos com deficiência, desenvolver práticas, projetos e toda uma estrutura física e educacional para atendê-los. O presente artigo é uma pesquisa realizada na Escola Municipal Elvira Gomes de Moura, localizada no município de Portalegre-RN, com o objetivo de analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades específicas na rede de ensino, focando na importância e nos desafios encontrados na visão de um grupo estagiários. O trabalho é resultado de observações in loco e entrevistas com a gestão da escola, professores e pais com o objetivo de analisar os encontros e desencontros do trabalho de inclusão dos alunos com deficiências educacionais, relações de práticas de ensino e a importância dos estagiários, como auxiliares de sala, nesse processo de inclusão. Os resultados desta pesquisa permitiram, dessa forma, constatar a falta de formação continuada dos profissionais da educação para atender às necessidades dos alunos com deficiência educacional, de forma que eles não sejam prejudicados e sejam incluídos no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ficou perceptivo um suporte pedagógico mais amplo, com formações, cursos para os professores e auxiliares de sala.