O Instituto Floravida é uma organização civil sem fins lucrativos que busca contribuir para a transformação socioambiental das comunidades em que atua, promovendo saúde e educação em defesa da vida. A presente pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias educacionais utilizadas no Instituto Floravida para promover o envelhecimento ativo e saudável entre os participantes do projeto. O referencial teórico abordado é composto a partir dos estudos de Bortoluzzi (2017), Romero (2017), Teixeira e Neri (2008), entre outros, e lança um olhar sobre conceitos e definições de envelhecimento saudável e sua relação com a educação. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, seguindo a metodologia proposta por Yin (2000), com a participação de três estagiários responsáveis pela aplicação de projetos do Instituto Floravida no mês de abril de 2023. São realizadas atividades físicas, nutricionais e sociais voltadas para o fortalecimento corporal e a educação ambiental. De acordo com os entrevistados, é possível identificar uma melhoria na qualidade de vida e na socialização dos idosos que participam das atividades. Observa-se que as ações educativas têm potencial para garantir melhorias na qualidade de vida dos idosos, tanto nos aspectos biológicos quanto nos psicossociais. Por meio das estratégias educacionais adotadas, o projeto visa estimular o envelhecimento ativo e saudável entre os participantes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de problemas de saúde associados ao envelhecimento. Os resultados do estudo apontam para a importância da adoção de estratégias educacionais voltadas para o envelhecimento ativo e saudável, bem como para a necessidade de incentivo em projetos que promovam a educação e a socialização dos idosos. Além disso, o artigo destaca a importância do Instituto Floravida como uma iniciativa social voltada para a promoção da saúde e da educação, contribuindo para a transformação das comunidades em que atua.