A gamificação no ensino aprendizagem é uma prática cada vez mais utilizada pelos professores, que consiste em incorporar elementos de jogos em atividades educacionais. Esse método visa motivar os alunos, tornar o aprendizado mais lúdico e aumentar a participação e engajamento dos estudantes. Estudos têm demonstrado que a gamificação pode levar a um aumento significativo no desempenho acadêmico dos alunos, além de proporcionar um ambiente mais colaborativo e divertido. No entanto, é importante que os professores tenham cuidado para não tornar a gamificação em si mesma o foco das atividades e se certifiquem de que os objetivos e conteúdos de ensino estejam sendo devidamente atendidos. Conforme explicam Ruis; Zacchi (2018, p. 115), quando dizem que: “a docência do século XXI tem a difícil missão de inovar suas práticas pedagógicas de acordo com os interesses das novas gerações, adotando diferentes metodologias e recursos digitais”. Sendo assim, aplicar a gamificação em sala de aula não é apenas disponibilizar um entretenimento, mas usar dos recursos que tanto atraem os usuários para, com esses mesmos recursos, promover o ensino e aprendizagem. Outra questão importante é a necessidade de adaptar os elementos de jogos para as diferentes faixas etárias e contextos de aprendizagem, buscando sempre equilibrar os desafios e a complexidade das atividades com as habilidades e conhecimentos prévios dos alunos. Em resumo, a gamificação no ensino aprendizagem é uma estratégia pedagógica que pode ser eficaz para motivar e envolver os alunos, mas que deve ser utilizada com cautela e em conjunto com outras metodologias de ensino.