Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do doutorado. A proposta é discutir a relação entre a liberdade e a escolha pela docência na Perspectiva histórico-cultural, que se fundamenta nas concepções do Materialismo histórico-dialético. Parte de uma pesquisa teórico-bibliográfica e de campo que forma uma unidade e concebe a liberdade como um aspecto específico do ser humano que salienta a possibilidade de optar por alternativas reais. O levantamento de dados, foi em um espaço formativo tendo como participantes dezessete professores de matemática da rede estadual de ensino do município de Foz do Iguaçu na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em encontros mensais ao longo dos meses de abril a outubro de 2019. Os instrumentos utilizados foram o diário de campo da pesquisadora, relatórios escritos após cada ação formativa desenvolvida, gravação de áudio dos encontros. Para organizar, analisar e sintetizar os seus resultados tomou-se como princípio o conceito de episódio, compreendendo que o pesquisador ao realizar uma leitura minuciosa dos referidos dados, busca relações de dependência mútua. Na impossibilidade de apresentar todos os episódios, traz o denominado trabalho humano, que evidencia a escolha da docência dos membros e corrobora com a indissociabilidade entre objetividade-subjetividade, assim, tornou-se a única possibilidade concreta para cursar uma graduação, e ainda, a liberdade é uma atividade humana, que preconiza o conhecimento da realidade como possibilidades de escolher as melhores alternativas.