O ensino de conteúdos gramaticais de maneira reflexiva tem sido um desafio na prática de muitos professores do Ensino Básico que, muitas vezes, não alcançam o objetivo de colaborar no desempenho linguístico dos estudantes. Este artigo apresenta uma proposta de reflexão linguística sobre os substantivos próprios e comuns realizada com alunos do 6º ano de uma escola municipal de João Pessoa (PB). Inicialmente, traz uma breve apresentação de como os substantivos são definidos em algumas gramáticas normativas. Em seguida, destaca como os substantivos são ensinados pelo livro didático em uso pelos estudantes e expõe algumas ponderações sobre o caráter teórico e didático da obra. Na sequência, descreve as atividades iniciais aplicadas, nas quais observou-se a dificuldade dos estudantes em identificar quais palavras deveriam ser escritas com letras maiúsculas por serem substantivos próprios. Por último, relata como se deu a aplicação do módulo didático que procurou articular leitura, ensino de gramática e produção textual, considerando o gênero e sua instância de enunciação. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico, em virtude da seleção de autores que se dedicaram à produção de gramáticas descritivas e do livro didático em análise. Também pode ser descrita como pesquisa-ação, já que buscou uma alternativa metodológica para auxiliar os estudantes na compreensão do uso da letra maiúscula em substantivos próprios. Quanto às referências teóricas, optamos por apresentar: os conceitos formalistas acerca dos substantivos e os princípios básicos da Linguística Cognitiva e os da Linguística Funcional clássica. Concluiu-se que atividade didática proposta auxiliou os estudantes a alcançarem maior consciência na identificação dos substantivos próprios e comuns, cooperando na escrita adequada de palavras com letras maiúsculas e minúsculas.