Com a excessiva utilização das mídias sociais e jogos on-line, crianças e adolescentes se veem imersos em um mundo virtual repleto de atrativos visuais e interativos. Residindo e estudando em uma cidade que possui recursos naturais em abundância, na maioria das vezes não enxergam que possuem uma gama de possibilidades naturais para explorar enquanto diversão, aprendizado e conservação. Por meio de imersão neste ambiente ainda preservado, os alunos de quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis – RJ, foram estimulados a refletirem sobre essas questões, produzindo um documentário de 10 min. a respeito de suas descobertas. A partir da leitura do autor Manoel de Barros, puderam transver poeticamente o mundo, e perceberam que amar a natureza é parte da própria existência. Esse olhar carinhoso com o planeta, visando gerar consciência cidadã e ecológica, propulsiona responsabilidade individual e coletiva sobre o uso sustentável dos recursos naturais, bem como ressalta a necessidade de os valorizar. A partir de reflexões subjetivas e românticas, os alunos foram introduzidos no contexto da Educação Ambiental, em um percurso de hipóteses que os fizeram descobrir que precisam se perceber como protagonistas desse mundo composto de paisagens humanizadas e naturais, e que o equilíbrio entre elas é essencial para o bem estar e para uma vida saudável. Por meio de estudos de documentos produzidos por Conferências e Legislação vigente, permeados por autores que ressaltam o olhar afetuoso sobre o planeta, este artigo procurou mostrar que a experiência com os alunos comprova que a sensibilização é o primeiro passo para uma transformação de postura socioambiental.