Com o propósito de reimaginar nossos futuros juntos através de um novo contrato social da educação, uma Escola Estadual de BH – Projeto SOMAR - engaja-se num projeto interdisciplinar a partir da construção de experiências de aprendizado cujo caráter singular, plural e transformador, tem contribuído para a formação plena de seus estudantes do ensino médio. Considerando que as ODS têm desempenhado um papel crucial ao guiar estratégias e iniciativas em níveis internacional, promovendo colaboração e, impulsionando esforços para alcançar um panorama global mais justo, abrangente e ecologicamente equilibrado até 2030, a equipe docente elegeu a ODS 4, com abordagem e produções personalizadas nas diferentes áreas do conhecimento, na busca de elevar os níveis de permanência do estudante na escola, ampliar o índice de aprovação e consequente comprometimento do estudante no próprio processo de aprendizagem, e, potencializar a construção dos seus projetos de vida, estimulando o protagonismo e ações autorais de intervenção na sociedade. Nesse sentido, entendendo que a função social da escola se dá através da interação dos diversos sujeitos e jeitos de ser e de viver, da partilha de conhecimentos, pela convivência entre as pessoas, viabilizando o desenvolvimento de valores, habilidades, atitudes e comportamentos essenciais para o êxito do desenvolvimento sustentável, acredita-se que se o que se aprende na escola influi diretamente na forma como percebemos o mundo e atuamos sobre ele, exercendo cidadania, que é, ao mesmo tempo, local, global e planetária. A “Feira de Ciências, Inovação e Cultura: Sustentabilidade Ambiental e Novas Tecnologias — Construindo um futuro mais verde”, fomentou as sub produções do “Projeto Corredor Cultural”, “Juventudes e Projeto de Vida””, e “II Mostra Literária da Biblioteca Pedro Archanjo”, inovando nas práticas de gestão pedagógica e inspirando transformações pessoais, coletivas.