O presente artigo tem por objetivo analisar os diálogos de interações entre estudantes, na sala de aula do terceiro ano do ensino fundamental, em uma instituição escolar da rede pública de Campina Grande na Paraíba, durante a aula de Ensino de Língua Portuguesa. As análises pautaram-se em identificar se a proposta de ensino utilizava os recursos necessários para a aplicação do conteúdo, qual a dinâmica, de acordo com os documentos que orientam as metodologias de ensino de Língua Portuguesa. Utilizou-se dos referenciais de Ana Teberosky e Emília Ferreiro para a compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita; Magda Soares sobre a importância do docente em conhecer o processo de aprendizagem do educando e Paulo Freire quanto ao processo de aprendizagem como letramento. Por meio dos diálogos analisados, foi possível constatar que as propostas não agregam aos estudantes no tocante à metodologia do planejamento de aula aplicada pela professora, visto que houve um declínio no nível das atividades propostas, que, segundo os relatos da professora sobre a sala de aula, os alunos apresentavam diversas dificuldades em leitura e escrita, fazendo com que os mesmos não se questionem nem surjam dúvidas, com absorção do conteúdo superficial e tornando alunos ignorantes ao priorizar apenas a escrita.