Há muito se discute sobre problemáticas acerca do ensino de microbiologia, pois diversos alunos não consideram o assunto atrativo. Tal fato, ocasiona a preferência das pessoas no uso de conhecimentos do senso comum ao invés de conhecimentos científicos. Por isso, práticas pedagógicas diversificadas e interativas, capazes de despertar a atenção das pessoas vêm sendo utilizadas para reverter esse problema. O presente trabalho se propõe a descrever um recurso didático interativo e de baixo custo para o preparo de meio de cultura essencial para o cultivo de microrganismos. Tal meio de cultivo fez uso de caldo de carne e gelatina sem sabor. Para validar o meio produzido, foi feito uso de um meio de cultura convencional (especificamente para o cultivo de fungos, o ágar Sabouraud. Assim, foram realizadas comparações para comprovação de produção de uma amostra fértil. Os meios, após preparados foram plaqueados em tampas recicladas e em placas de Petri, testando novas possibilidades de cultivo. Como resultados, obteve-se que a produção do meio alternativo apresentou resultado positivo no crescimento de microrganismos. Entretanto, observam-se algumas limitações, como por exemplo: a temperatura. De todo modo, considera-se que a prática foi importante para o estudo básico da microbiologia. A presente proposta se mostrou uma alternativa visual positiva para demonstrar e realizar na íntegra técnicas básicas de cultivo e semeio, que são práticas fundamentais para o ensino dos microrganismos. Atividades assim podem servir como um suporte para o desenvolvimento científico do indivíduo, pois espera-se que percebam o potencial de influência benéfica que os microrganismos apresentam para o equilíbrio do meio ambiente como um todo. Além disso, a atividade prática voltada para o ensino de ciências e mais especificamente, para o ensino de microbiologia, representa uma formulação de uma proposta prática, visual e de baixo custo a ser utilizada por professores e alunos.