As atividades práticas se destacam nos processos de ensino-aprendizagem como auxiliar ao pleno entendimento dos conteúdos, muitas vezes, abstratos da Biologia. Este trabalho objetivou montar um o curso sobre microscopia ótica com abordagem híbrida (remoto e presencial) para complementar o estudo das subáreas da Biologia onde o microscópio ótico é instrumento imprescindível. Foi utilizada a plataforma Google for Education para desenvolver: site contendo 3 módulos de curso (remoto), canal de Youtube, Instagram, e-mail e formulários de avaliação do projeto; ao fim foi realizada uma aula presencial em microscopia. Participaram 6 alunos recém-ingressados no curso de Ciências Biológicas/UERN, oriundos do ensino médio. Foram atribuídas notas variando de (1,0 a 5,0) para variados aspectos do curso. Ao término do curso e da atividade prática, todos os participantes demonstraram excelente domínio sobre o tema (4,0 e 5,0). Quanto à avaliação do curso, obteve-se as seguintes notas: qualidade dos conteúdos e vídeos (5,0); qualidade das imagens (4,3); layout do site (4,6). Todos os participantes avaliaram que os objetivos do curso foram claros e o conteúdo organizado e bem planejado, atribuindo a este item (5,0), a carga horária foi apropriada (4,3) e que a divulgação (Instagram) ajudou na divulgação do curso (4,8). Quanto à aula prática, o uso do tempo disponível recebeu nota (5,0), a equipe foi descrita como eficiente (4,3) com apresentações claras e organizadas, estimulando o interesse dos alunos. Quanto à extensão dos questionários de avaliação dos módulos, o tamanho das questões obteve (4,7), o tipo de questão (objetivas) obteve nota (4,0), a adequação à verificação da aprendizagem recebeu (4,7). Os pontos positivos versaram sobre a prestatividade, a clareza e objetividade e a didática; não houve pontos negativos. Foi apontado o acesso a outros tipos de microscópio como sugestão. Os produtos educacionais desenvolvidos foram considerados apropriados para aplicação nas escolas.