A educação do campo enquanto modalidade de ensino, se configura um fenômeno de indubitável relevância no que se refere as discussões educacionais no Brasil. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo apontar a educação do campo enquanto prática social articulada a dinâmica do espaço agrário e pautada na lógica dos movimentos sociais, tendo em vista os instrumentos normativos que embasam essa modalidade de ensino e as possibilidades e desafios em sua implementação, tendo como lócus de pesquisa a Escola Tiradentes no município de Mari/PB e as propostas educativas da referida instituição. Enquanto procedimentos metodológicos, foi utilizada ampla pesquisa bibliográfica, a partir da utilização de obras de autores que são referência na temática, e pesquisa de campo na referida unidade escolar, de forma a observar na prática os processos teóricos e metodológicos do ensino. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas direcionadas a diretora e ao corpo docente. Os resultados obtidos apontam ainda os desafios enfrentados pela instituição no sentido da limitação ao desenvolvimento da proposta de educação do campo, tendo em conta que os conteúdos e orientações curriculares propostos pela secretaria de educação serem pautados no ensino urbano, e a escola tenta a partir disso, promover as aproximações com a educação do campo mesmo com esses entraves. Por conseguinte, a presente pesquisa permite inferir a importância da educação do/no campo na conjuntura atual da sociedade, contribuindo para emancipação não só das escolas, mas da comunidade como um todo.