O presente trabalho tem como objetivo analisar os dados do SARESP – Sistema de Avalição de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – referentes ao 9° ano do Ensino Fundamental de quatro escolas públicas de Franca/SP, nos anos de 2019, 2021 e 2022, a fim de contemplar o período anterior, durante - quando o ensino ocorreu de forma remota - e, posterior à pandemia, momento em que se efetivou a completa volta do ensino ao presencial nas escolas. Considerando que as informações geradas pela avaliação externa em destaque nesta pesquisa possibilitam diversas formas de análise destes dados, tal como aquela voltada à elaboração de políticas públicas educacionais que visem melhorias na Educação Básica, para alcançar o objetivo proposto, três indicadores sociais serão estruturados a partir dos dados coletados. Tais indicadores contemplam as variações das notas, obtidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas referidas edições do SARESP, por escola, e em relação à Rede Estadual de São Paulo e à Diretoria de Ensino de Franca. A proposição da presente da pesquisa justifica-se pela necessidade e relevância em mensurar o impacto da pandemia sobre as escolas para, então, mapear formas para reverter os possíveis danos gerados. Estudar as causas e abordá-las em suas raízes permite traçar estratégias para sanar as consequências resultantes e suprir as necessidades identificadas. Espera-se, a partir da elaboração e análise dos indicadores propostos, contribuir com a literatura e auxiliar a proposição e execução das ações voltadas à melhoria da educação ofertada na rede pública estadual de ensino.