Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO E AÇÃO: ABORDANDO A PROBLEMÁTICA DOS LIXÕES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A geração de resíduos sólidos está diretamente relacionada com a população, seu padrão de vida e hábitos de consumo, quanto mais recursos são utilizados, mais resíduos são produzidos. A coleta, tratamento e disposição adequada destes resíduos refletem na saúde pública, e em todo ecossistema, podendo alterar a qualidade das águas superficiais, subterrâneas e do solo. A problemática da geração de resíduos sólidos e o seu gerenciamento inadequado é uma constante no mundo e no Brasil, visto que a quantidade produzida de resíduos aumenta a cada dia, justificada tanto pelo crescimento populacional, quanto pelas mudanças de hábitos. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é desenvolver uma unidade didática voltada para alunos do Ensino Médio, com o propósito de abordar a problemática dos lixões de forma educativa. Busca-se assim, conscientizar os estudantes sobre os impactos socioambientais negativos provocados pelos lixões, explorando aspectos relacionados à geração de resíduos sólidos, ao descarte inadequado e às consequências para saúde humana e para o ecossistema. Discutir sobre o descarte de resíduos e meio ambiente, aliado ao estudo da Educação Ambiental no cotidiano e como temática em sala de aula promove aos alunos uma educação participativa, crítica e cidadã, formadora de opinião, na qual colabora para o progresso de uma sociedade responsável, consciente das suas atitudes frente às questões socioambientais. Seguindo as orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nas orientações de preparação de unidade didática de pesquisadores da área, elaborou-se um material didático abordando a importância e relevância em estudar e compreender a ciência da natureza e sociedade introduzindo conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Com isso, pressupomos que a proposta retratada aqui, aliada a novas pesquisas viabilizem novos diálogos e aprendizagens, intencionando a construção do conhecimento cientifico para expandir hábitos ambientais sustentáveis para o bem coletivo da atual e das futuras gerações.

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