Um dos aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem é o Ato Avaliativo, em especial nas disciplinas tidas como complexas, por exemplo a Matemática. Neste trabalho, analisamos as ideias do Professor Dr. Ledo Vaccaro, que discute a avaliação por outra ótica, que foge dos modelos rigorosos tradicionalistas. O objetivo geral é analisar o impacto que o processo avaliativo traz a vida do estudante, este, quando não bem aplicado, pode comprometer o sucesso do discente assim como também traumatizá-lo. Dessa forma, o objetivo geral é: apontar os desafios de humanizar o processo avaliativo, e nos objetivos específicos destacamos: compreender a definição do processo de avaliação, destacar a importância da mediação docente neste percurso, e refletir sobre fatores subjetivos, que estão intimamente ligados ao ato de avaliar. Como percurso metodológico optou-se pela análise do discurso baseando-se nas contribuições de Orlandi (1999), e no que tange ao processo avaliativos, utilizamos vozes teóricas como Luckesi (2015), Hoffman (2016), entre outras que unem-se corroborando com a temática proposta. Concluiu-se ao término da investigação que o processo de avaliação em sala de aula precisa desse olhar humanizador, que afeta diretamente o resultado da aprendizagem do educando. O estudo em si não tem um tom conclusivo, ficando em aberto a provocativa para que novas discussões sejam construídas a partir do que foi apresentado.