Este relato descreve uma experiência que ocorreu em junho de 2022 com uma turma do 1º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Manaus, no estado do Amazonas. O objetivo deste texto é compartilhar a prática educacional decorrente do Projeto Participação em Vendas, trazendo reflexões baseadas nos conceitos de educação financeira que foram explorados durante essa atividade, a qual envolveu a realização de operações de venda e uma visita a um estabelecimento local. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando as anotações do pesquisador, as filmagens realizadas e os projetos desenvolvidos pelos estudantes como instrumentos de coleta de dados. Durante a realização dessa atividade, foi observada a dificuldade enfrentada pelos estudantes ao realizar cálculos, especialmente ao lidar com o conceito de troco. Essa dificuldade ressalta a importância de trabalhar habilidades matemáticas relacionadas às transações financeiras, visando fortalecer o conhecimento dos estudantes nessa área. É importante ressaltar o impacto significativo que essa atividade teve nos estudantes, uma vez que ela se aproximou da realidade cotidiana deles e contou com a participação ativa no desenvolvimento da experiência. Essa abordagem prática permitiu que os estudantes se engajassem de forma mais profunda e aplicassem os conceitos aprendidos em situações reais, o que contribuiu para o desenvolvimento de suas competências financeiras e para a compreensão da importância da educação financeira em suas vidas. Essa experiência também proporcionou aos estudantes a oportunidade de refletir sobre a importância da nota fiscal amazonense, promovendo o exercício da cidadania ao conscientizá-los sobre a relevância de exigir e utilizar esse documento fiscal. Portanto, a realização do projeto os conscientizou e capacitou a compreender o impacto positivo que suas ações individuais podem ter na sociedade e na economia local.