A Psicopatologia é uma disciplina tradicional e obrigatória dentro do curso de Psicopedagogia, mas que sofre resistência dos alunos por abordar muitos conteúdos diferentes em tão pouco tempo, requere atenção e concentração, possui a necessidade de atividades avaliativas e de leituras prévias de aprofundamento para as discussões em sala de aula, precisando de dedicação por parte do aluno, dos docentes e monitores. Tais exigências podem ser configuradas, no ambiente educacional, como elementos que influenciam de forma negativa na motivação dos discentes. O presente trabalho teve como objetivo identificar o grau de motivação e os interferentes que colaboram para a insatisfação dos estudantes que cursaram as disciplinas de psicopatologia I e II no semestre letivo 2022.2 do curso de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido pelas pesquisadoras na plataforma Google Forms® composto por 10 questões, que possuíam caráter sociodemográfico, de avaliação motivacional e identificação de interferentes que prejudicassem o despenho dos discentes nos componentes. Tratou-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, com amostragem não probabilística por conveniência, cuja população foi composta por 42 pessoas. Os resultados revelam que os principais fatores interferentes para a não motivação nos componentes são de ordem financeira e de locomoção, além da metodologia, que envolve o excesso de materiais do curso. Como resultado, percebeu-se que uma abordagem dinâmica e com a inserção de gamificações durante as aulas podem ajudar a manter os discentes mais concentrados e motivados. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a melhoria da metodologia da disciplina interferindo diretamente na motivação dos alunos a partir do desenvolvimento de práticas de ensino dinâmicas, que integram os estudantes e os conteúdos próprios e de outros componentes, favorecendo a formação de profissionais e futuras pesquisas no campo da Psicopedagogia.