Ensinar é algo complexo e que demanda esforço do professor, este constantemente buscando novas alternativas de ensino que consigam prender a atenção do aluno, assim ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, dentre as várias formas de ensinar, da mais tradicional à moderna (com uso de tecnologias), cabe salientar a metodologia ativa, esta sendo um alicerce para o docente, bem como um incentivo para o aluno, havendo assim a aprendizagem ativa, onde há participação direta do aluno na construção do conhecimento. Com isso, o referente trabalho vai salientar o Jogo “Bamboleando a Geografia” como método eficaz para o ensino de Geografia, intermediando o divertir-se e o estudar, no jogo foi usando bambolês e vária perguntas sobre o conteúdo, realizando uma espécie de campo minado, onde cada bambolê sem a “bomba” seria uma pergunta respondida, sendo este aplicado em uma turma de nono ano. Durante algumas décadas, a ludicidade na educação foi questionada e vista como “perda de tempo”, o que reforçava a superioridade do professor sobre os alunos, contudo, atualmente, vários docentes buscam métodos variados para lesionar as aulas, levando músicas, teatro e jogos, a exemplo do tratado no trabalho, para a sala de aula, e com isso observando uma maior aprendizagem. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Sawczuk e Moura (2012), Oliveira (2018), Moraes e Castellar (2018) e Carleto (2000). Por conseguinte, o método de aprendizagem baseado na aplicação do jogo proporcionou a construção de conhecimento, bem como a interação dos alunos, com isso constatou-se a eficiência positiva dessa forma lúdica de ensino na disciplina de Geografia.