ENSINO LÚDICO: O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98114 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4599 "inscrito_id" => 18788 "titulo" => "ENSINO LÚDICO: O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Ensinar é algo complexo e que demanda esforço do professor, este constantemente buscando novas alternativas de ensino que consigam prender a atenção do aluno, assim ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, dentre as várias formas de ensinar, da mais tradicional à moderna (com uso de tecnologias), cabe salientar a metodologia ativa, esta sendo um alicerce para o docente, bem como um incentivo para o aluno, havendo assim a aprendizagem ativa, onde há participação direta do aluno na construção do conhecimento. Com isso, o referente trabalho vai salientar o Jogo “Bamboleando a Geografia” como método eficaz para o ensino de Geografia, intermediando o divertir-se e o estudar, no jogo foi usando bambolês e vária perguntas sobre o conteúdo, realizando uma espécie de campo minado, onde cada bambolê sem a “bomba” seria uma pergunta respondida, sendo este aplicado em uma turma de nono ano. Durante algumas décadas, a ludicidade na educação foi questionada e vista como “perda de tempo”, o que reforçava a superioridade do professor sobre os alunos, contudo, atualmente, vários docentes buscam métodos variados para lesionar as aulas, levando músicas, teatro e jogos, a exemplo do tratado no trabalho, para a sala de aula, e com isso observando uma maior aprendizagem. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Sawczuk e Moura (2012), Oliveira (2018), Moraes e Castellar (2018) e Carleto (2000). Por conseguinte, o método de aprendizagem baseado na aplicação do jogo proporcionou a construção de conhecimento, bem como a interação dos alunos, com isso constatou-se a eficiência positiva dessa forma lúdica de ensino na disciplina de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18788_TB4599_04102023105015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIMA" "autor_email" => "jl822412@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98114 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4599 "inscrito_id" => 18788 "titulo" => "ENSINO LÚDICO: O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Ensinar é algo complexo e que demanda esforço do professor, este constantemente buscando novas alternativas de ensino que consigam prender a atenção do aluno, assim ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, dentre as várias formas de ensinar, da mais tradicional à moderna (com uso de tecnologias), cabe salientar a metodologia ativa, esta sendo um alicerce para o docente, bem como um incentivo para o aluno, havendo assim a aprendizagem ativa, onde há participação direta do aluno na construção do conhecimento. Com isso, o referente trabalho vai salientar o Jogo “Bamboleando a Geografia” como método eficaz para o ensino de Geografia, intermediando o divertir-se e o estudar, no jogo foi usando bambolês e vária perguntas sobre o conteúdo, realizando uma espécie de campo minado, onde cada bambolê sem a “bomba” seria uma pergunta respondida, sendo este aplicado em uma turma de nono ano. Durante algumas décadas, a ludicidade na educação foi questionada e vista como “perda de tempo”, o que reforçava a superioridade do professor sobre os alunos, contudo, atualmente, vários docentes buscam métodos variados para lesionar as aulas, levando músicas, teatro e jogos, a exemplo do tratado no trabalho, para a sala de aula, e com isso observando uma maior aprendizagem. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Sawczuk e Moura (2012), Oliveira (2018), Moraes e Castellar (2018) e Carleto (2000). Por conseguinte, o método de aprendizagem baseado na aplicação do jogo proporcionou a construção de conhecimento, bem como a interação dos alunos, com isso constatou-se a eficiência positiva dessa forma lúdica de ensino na disciplina de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18788_TB4599_04102023105015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIMA" "autor_email" => "jl822412@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }