NASCIMENTO, Emily Cecilia Silva Do et al.. Instagram: veiculação de conteúdos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98396>. Acesso em: 23/12/2024 04:34
Desde a sua criação até os dias atuais, a internet está em constante evolução e podemos observar as mudanças criadas em determinadas áreas e que com o passar do tempo vem atingindo patamares inimagináveis. No dia a dia, percebemos como as mídias sociais adentram em nosso cotidiano de várias formas, tanto na vida pessoal quanto profissional e escolar. Em alguns momentos, parece impossível não fazer parte dessa modalidade de comunicação. Por isso, a geração jovem passa parte de seu dia em redes sociais, seja para o entretenimento, para o estudo ou para o trabalho. Neste trabalho de pesquisa, temos como propósito geral utilizar o Instagram como forma de veiculação dos conteúdos didáticos de caráter informativo e de conhecimento na disciplina de Física. E, como propósitos específicos, produzir material para jovens do Ensino Médio para postagem em uma conta no Instagram; organizar os assuntos de acordo com a interação dos internautas tendo como prioridade os assuntos de interesse relacionados à Física no cotidiano. A proposta é que os próprios alunos sejam os produtores dos materiais a serem postados: textos, fotos e vídeos. Os professores de hoje, tem a incumbência de ressignificar essas tecnologias para engajá-las na educação e, sendo considerado um comunicador e propagador de conteúdo como o Instagram, existem várias maneiras de gerar conteúdos educacionais. A presente pesquisa será realizada pelos próprios alunos, em que eles preparariam, organizariam e publicariam os materiais. Portanto, essa abordagem enfatiza o aprendizado prático como forma de aumentar a compreensão e o interesse dos alunos pelo que está sendo ensinado em sala de aula e o professor exerce o papel de mediador dos conhecimentos.