Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96875
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2946
    "inscrito_id" => 15491
    "titulo" => "TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Avanços importantes para humanidade são visualizados de forma constante. A educação vem sendo fomentada por movimentos que envolvem tecnologia com novas metas e objetivos de ensino, principalmente no ensino matemática, onde há uma variedade de aplicativos, programas, jogos e ferramentas disponíveis nos dispositivos eletrônicos. A pesquisa verifica a necessidade e a importância de tecnologias que podem contribuir para o ensino da matemática. A Robótica Educacional tem a proposição em estudar a educação imersa em tecnologia e nessa pesquisa com kits de Robótica Educacional. A pesquisa apresenta atividades com a introdução a programação, lógica de programação, lógica matemática, introdução ao Arduíno, conceitos básicos de eletrônica, montagem de kits básicos e intermediários de Robótica apresentando o elo entre a matemática e as tecnologias. Como procedimentos metodológicos de produção dos dados no cenário de investigação, foram utilizados vídeos dos trabalhos dos estudantes nas aulas observadas, anotações do pesquisador. As análises dos dados mostram um pensamento mediado por tecnologias do trabalho com kits de robótica, contribui diretamente no pensamento lógico-matemático dos estudantes. Conceitos adquirido visa uma reflexão e depuração de conceitos matemáticos estudados. O resultado visa apontar para uma contribuição significativa da tecnologia no ensino, sobretudo para o ensino da matemática, voltados para resolução de problemas e a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15491_TB2946_24052023115700.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CLAUDIO ALVES LING"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "profluling@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96875
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2946
    "inscrito_id" => 15491
    "titulo" => "TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Avanços importantes para humanidade são visualizados de forma constante. A educação vem sendo fomentada por movimentos que envolvem tecnologia com novas metas e objetivos de ensino, principalmente no ensino matemática, onde há uma variedade de aplicativos, programas, jogos e ferramentas disponíveis nos dispositivos eletrônicos. A pesquisa verifica a necessidade e a importância de tecnologias que podem contribuir para o ensino da matemática. A Robótica Educacional tem a proposição em estudar a educação imersa em tecnologia e nessa pesquisa com kits de Robótica Educacional. A pesquisa apresenta atividades com a introdução a programação, lógica de programação, lógica matemática, introdução ao Arduíno, conceitos básicos de eletrônica, montagem de kits básicos e intermediários de Robótica apresentando o elo entre a matemática e as tecnologias. Como procedimentos metodológicos de produção dos dados no cenário de investigação, foram utilizados vídeos dos trabalhos dos estudantes nas aulas observadas, anotações do pesquisador. As análises dos dados mostram um pensamento mediado por tecnologias do trabalho com kits de robótica, contribui diretamente no pensamento lógico-matemático dos estudantes. Conceitos adquirido visa uma reflexão e depuração de conceitos matemáticos estudados. O resultado visa apontar para uma contribuição significativa da tecnologia no ensino, sobretudo para o ensino da matemática, voltados para resolução de problemas e a construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15491_TB2946_24052023115700.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CLAUDIO ALVES LING"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "profluling@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Avanços importantes para humanidade são visualizados de forma constante. A educação vem sendo fomentada por movimentos que envolvem tecnologia com novas metas e objetivos de ensino, principalmente no ensino matemática, onde há uma variedade de aplicativos, programas, jogos e ferramentas disponíveis nos dispositivos eletrônicos. A pesquisa verifica a necessidade e a importância de tecnologias que podem contribuir para o ensino da matemática. A Robótica Educacional tem a proposição em estudar a educação imersa em tecnologia e nessa pesquisa com kits de Robótica Educacional. A pesquisa apresenta atividades com a introdução a programação, lógica de programação, lógica matemática, introdução ao Arduíno, conceitos básicos de eletrônica, montagem de kits básicos e intermediários de Robótica apresentando o elo entre a matemática e as tecnologias. Como procedimentos metodológicos de produção dos dados no cenário de investigação, foram utilizados vídeos dos trabalhos dos estudantes nas aulas observadas, anotações do pesquisador. As análises dos dados mostram um pensamento mediado por tecnologias do trabalho com kits de robótica, contribui diretamente no pensamento lógico-matemático dos estudantes. Conceitos adquirido visa uma reflexão e depuração de conceitos matemáticos estudados. O resultado visa apontar para uma contribuição significativa da tecnologia no ensino, sobretudo para o ensino da matemática, voltados para resolução de problemas e a construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.