A Universidade Federal do Pará (UFPA) assim como outras Instituições de Ensino Superior (IES) concedem cotas para Pessoas com Deficiência (PCD) em seus processos seletivos tanto de graduação como pós-graduação, na qual, esse direito é estabelecido em documentos normativos, como: as leis Nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a N°13.409/2016 sobre a reserva de vagas para PCD nos cursos técnico de nível médio e superior das Instituições Federais de Ensino e entre outras legislações. Assim, durante a vida a acadêmica é possível a participação nos eventos científicos (nacionais) onde o discente tem a oportunidade de vivenciar atividades extracurriculares e que muito contribui com a sua vida acadêmica e profissional, mas que também resulta em desafios a ser superados, como: produção de trabalhos acadêmicos, viagens longas para outros Estados, condições dos ônibus que não possui acessibilidade ou mesmo a falta de uma pessoa para acompanhar o discente PCD durante a viagem. A metodologia da pesquisa será um Estudo de Caso e para coletar os dados aplicaremos um questionário (google forms) aos discentes PCD que tenham participado das viagens acadêmicas por meio do edital Auxílio de Viagem Acadêmica (AVA) na UFPA nos últimos cinco anos. Então, como referencial teórico teremos os autores discutindo: a inclusão social na ótica de SASSAKI; e sobre o conceito do Desenho Universal o arquiteto RON MAC (criador do conceito) e sobre os métodos e técnicas em relação aos arquitetos e urbanistas SILVANA CAMBIAGHI. Logo, refletir e discutir soluções sobre os princípios (igualitário, adaptável, óbvio, conhecido, seguro, sem esforço e abrangente) do Desenho Universal nos ambientes físico e também nos ônibus da UFPA é imprescindível para propor um ambiente acessível e igualitário para todos independente da deficiência do discente durante os eventos extracurriculares na UFPA ou em outras IES pelo Brasil.