O ambiente escolar é rico em diversidade, nele convivem pessoas com diferentes características, diferentes classes econômicas e sociais. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência-LBI, a promoção de igualdade de condições e o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visa sua inclusão social e cidadania. A constituição de 1988, no artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola”. No entanto, em nosso cotidiano encontramos desafios e diferentes obstáculos, sejam estruturais ou principalmente os que são causadas pelo preconceito e/ou falta de informação, que acarretam na exclusão e fracasso na aprendizagem. A escola inclusiva é importante para permitir que os estudantes tenham uma série de benefícios acadêmicos e sociais, favorecendo a diversidade. Diante disso, é importante saber que todos os alunos com deficiência tem o direito constitucional á educação e devemos garantir e regularizar o comprimento dos direitos em nosso país, garantindo o desenvolvimento de uma educação que respeite a diversidade. Com isso, objetivo deste trabalho é analisar o processo da inclusão dos alunos com deficiência da escola E.E.M.T.I do município de Crateús-CE, as estratégias no processo de ensino aprendizagem, aceitação e vivências, bem como, incentivar debates e aceitações do processo de inclusão entre os professores e todos os agentes envolvidos na educação, propor uma cultura educacional inclusiva. Para isso foi aplicado um questionário aos professores. A pesquisa se caracteriza como exploratória, abordagem qualitativa e quantitativa. Procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Notou-se pontos positivos em relação a compreensão da importância e necessidade de inclusão em sala de aula e o caráter inclusivo da escola, observou-se também pontos negativos com relação a falta de formação, de tempo dedicado a planejamento, de material adequado e de adaptação de avaliações e materiais de estudos.