Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VÍNCULOS DE ESTUDANTES COM A ESCOLA NA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS, E

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100407
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7606
    "inscrito_id" => 13750
    "titulo" => "VÍNCULOS DE ESTUDANTES COM A ESCOLA NA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS, E"
    "resumo" => "Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2021 e 2022, período da pandemia de Covid-19, suspensão e retorno às aulas presenciais, respectivamente. O objetivo foi investigar a relação de vínculo entre estudantes de escolas públicas e suas unidades de ensino durante o período pandêmico. Como metodologia, fez uso de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Mateus, ES, três diretores escolares e uma professora atuante da rede pública municipal, objetivando investigar as ações tomadas pelos/as atuantes da/na educação do município para que o vínculo dos/as discentes fosse proporcionado e/ou mantido. Além disso, construímos uma roda de conversa na qual ouvimos um grupo de alunos/as sobre suas impressões, vivências, sentimentos, de modo geral, como atravessaram o referido momento no que tange às demandas e atividades escolares. Constatou-se, a dificuldade de acesso, acompanhamento e permanência às atividades pedagógicas por parte do alunado, em função, sobretudo, do modelo de ensino adotado - ensino remoto emergencial -; a necessidade e efetivação de uma ampla (re)organização interna nas escolas dos diretores entrevistados para atender aos/às estudantes; ademais, foi possível documentar as ações tomadas por técnicos/as da SME e as vivências da professora entrevistada: falta de apoio material – aparatos tecnológicos, pacotes de internet, espaço e tempo adequados para dar continuidade ao trabalho docente – e os entraves encontrados no retorno presencial – desinteresse por parte dos/as discentes, defasagem no ensino -, requerendo dos/as docentes um amplo “trabalho de busca”, de acordo com a professora entrevistada. Ainda, na roda de conversa foram produzidos desenhos e textos pelos/as discentes, retratando suas percepções do período pandêmico em articulação às vivências escolares, dos quais um aluno registrou: “COVID 19 MUDA A PESSOA”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13750_TB7606_20062023233905.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIR MIRANDA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "JAIR MIRANDA DE"
    "autor_email" => "paivaufes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100407
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7606
    "inscrito_id" => 13750
    "titulo" => "VÍNCULOS DE ESTUDANTES COM A ESCOLA NA PANDEMIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS, E"
    "resumo" => "Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2021 e 2022, período da pandemia de Covid-19, suspensão e retorno às aulas presenciais, respectivamente. O objetivo foi investigar a relação de vínculo entre estudantes de escolas públicas e suas unidades de ensino durante o período pandêmico. Como metodologia, fez uso de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Mateus, ES, três diretores escolares e uma professora atuante da rede pública municipal, objetivando investigar as ações tomadas pelos/as atuantes da/na educação do município para que o vínculo dos/as discentes fosse proporcionado e/ou mantido. Além disso, construímos uma roda de conversa na qual ouvimos um grupo de alunos/as sobre suas impressões, vivências, sentimentos, de modo geral, como atravessaram o referido momento no que tange às demandas e atividades escolares. Constatou-se, a dificuldade de acesso, acompanhamento e permanência às atividades pedagógicas por parte do alunado, em função, sobretudo, do modelo de ensino adotado - ensino remoto emergencial -; a necessidade e efetivação de uma ampla (re)organização interna nas escolas dos diretores entrevistados para atender aos/às estudantes; ademais, foi possível documentar as ações tomadas por técnicos/as da SME e as vivências da professora entrevistada: falta de apoio material – aparatos tecnológicos, pacotes de internet, espaço e tempo adequados para dar continuidade ao trabalho docente – e os entraves encontrados no retorno presencial – desinteresse por parte dos/as discentes, defasagem no ensino -, requerendo dos/as docentes um amplo “trabalho de busca”, de acordo com a professora entrevistada. Ainda, na roda de conversa foram produzidos desenhos e textos pelos/as discentes, retratando suas percepções do período pandêmico em articulação às vivências escolares, dos quais um aluno registrou: “COVID 19 MUDA A PESSOA”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13750_TB7606_20062023233905.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIR MIRANDA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "JAIR MIRANDA DE"
    "autor_email" => "paivaufes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2021 e 2022, período da pandemia de Covid-19, suspensão e retorno às aulas presenciais, respectivamente. O objetivo foi investigar a relação de vínculo entre estudantes de escolas públicas e suas unidades de ensino durante o período pandêmico. Como metodologia, fez uso de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Mateus, ES, três diretores escolares e uma professora atuante da rede pública municipal, objetivando investigar as ações tomadas pelos/as atuantes da/na educação do município para que o vínculo dos/as discentes fosse proporcionado e/ou mantido. Além disso, construímos uma roda de conversa na qual ouvimos um grupo de alunos/as sobre suas impressões, vivências, sentimentos, de modo geral, como atravessaram o referido momento no que tange às demandas e atividades escolares. Constatou-se, a dificuldade de acesso, acompanhamento e permanência às atividades pedagógicas por parte do alunado, em função, sobretudo, do modelo de ensino adotado - ensino remoto emergencial -; a necessidade e efetivação de uma ampla (re)organização interna nas escolas dos diretores entrevistados para atender aos/às estudantes; ademais, foi possível documentar as ações tomadas por técnicos/as da SME e as vivências da professora entrevistada: falta de apoio material – aparatos tecnológicos, pacotes de internet, espaço e tempo adequados para dar continuidade ao trabalho docente – e os entraves encontrados no retorno presencial – desinteresse por parte dos/as discentes, defasagem no ensino -, requerendo dos/as docentes um amplo “trabalho de busca”, de acordo com a professora entrevistada. Ainda, na roda de conversa foram produzidos desenhos e textos pelos/as discentes, retratando suas percepções do período pandêmico em articulação às vivências escolares, dos quais um aluno registrou: “COVID 19 MUDA A PESSOA”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.