Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2021 e 2022, período da pandemia de Covid-19, suspensão e retorno às aulas presenciais, respectivamente. O objetivo foi investigar a relação de vínculo entre estudantes de escolas públicas e suas unidades de ensino durante o período pandêmico. Como metodologia, fez uso de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Mateus, ES, três diretores escolares e uma professora atuante da rede pública municipal, objetivando investigar as ações tomadas pelos/as atuantes da/na educação do município para que o vínculo dos/as discentes fosse proporcionado e/ou mantido. Além disso, construímos uma roda de conversa na qual ouvimos um grupo de alunos/as sobre suas impressões, vivências, sentimentos, de modo geral, como atravessaram o referido momento no que tange às demandas e atividades escolares. Constatou-se, a dificuldade de acesso, acompanhamento e permanência às atividades pedagógicas por parte do alunado, em função, sobretudo, do modelo de ensino adotado - ensino remoto emergencial -; a necessidade e efetivação de uma ampla (re)organização interna nas escolas dos diretores entrevistados para atender aos/às estudantes; ademais, foi possível documentar as ações tomadas por técnicos/as da SME e as vivências da professora entrevistada: falta de apoio material – aparatos tecnológicos, pacotes de internet, espaço e tempo adequados para dar continuidade ao trabalho docente – e os entraves encontrados no retorno presencial – desinteresse por parte dos/as discentes, defasagem no ensino -, requerendo dos/as docentes um amplo “trabalho de busca”, de acordo com a professora entrevistada. Ainda, na roda de conversa foram produzidos desenhos e textos pelos/as discentes, retratando suas percepções do período pandêmico em articulação às vivências escolares, dos quais um aluno registrou: “COVID 19 MUDA A PESSOA”.