Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA E ARTE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR: O USO DE FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96505
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2453
    "inscrito_id" => 1060
    "titulo" => "MATEMÁTICA E ARTE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR: O USO DE FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "É notório as diversas discursões entre os educadores Matemáticos acerca de como a Matemática está sendo inserida nas práticas de salas de aulas. Uma vez que percebemos a falta de interesse e envolvimento dos nossos alunos em atividades que concerne ao conhecimento Matemático, gerando com isso uma total desmotivação. Todavia, muitos alunos reclamam das aulas serem extensivas e somente ministradas de forma expositiva. Desse modo, há a necessidade de se utilizar metodologias interativas e motivadoras que despertem o interesse dos alunos nas práxis de salas de aulas, em particular, nas aulas de Matemática. O presente trabalho tem como objetivo trazer uma revisão bibliográfica sobre o uso de fotografias como possibilidades no ensino de Matemática, numa abordagem interdisciplinar entre arte e Matemática. Para tanto, utilizamos como suportes teóricos os estudos de Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Zago e Flores (2010), Wagner (2017), Lorenzato (1995) e Neves (2022), dentre outros autores. Portanto, o resultado esperado do uso de fotografias nas aulas de Matemática a partir da revisão da literatura é de grande relevância, pois além de proporciona aulas mais dinâmicas, torna o processo de aprendizado mais construtivo, incentivando o aluno a ser ativo no seu próprio desenvolvimento em sala de aula e na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1060_TB2453_04102023114110.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "Edielson"
    "autor_email" => "edielson.delegado@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96505
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2453
    "inscrito_id" => 1060
    "titulo" => "MATEMÁTICA E ARTE UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR: O USO DE FOTOGRAFIAS COMO POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "É notório as diversas discursões entre os educadores Matemáticos acerca de como a Matemática está sendo inserida nas práticas de salas de aulas. Uma vez que percebemos a falta de interesse e envolvimento dos nossos alunos em atividades que concerne ao conhecimento Matemático, gerando com isso uma total desmotivação. Todavia, muitos alunos reclamam das aulas serem extensivas e somente ministradas de forma expositiva. Desse modo, há a necessidade de se utilizar metodologias interativas e motivadoras que despertem o interesse dos alunos nas práxis de salas de aulas, em particular, nas aulas de Matemática. O presente trabalho tem como objetivo trazer uma revisão bibliográfica sobre o uso de fotografias como possibilidades no ensino de Matemática, numa abordagem interdisciplinar entre arte e Matemática. Para tanto, utilizamos como suportes teóricos os estudos de Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Zago e Flores (2010), Wagner (2017), Lorenzato (1995) e Neves (2022), dentre outros autores. Portanto, o resultado esperado do uso de fotografias nas aulas de Matemática a partir da revisão da literatura é de grande relevância, pois além de proporciona aulas mais dinâmicas, torna o processo de aprendizado mais construtivo, incentivando o aluno a ser ativo no seu próprio desenvolvimento em sala de aula e na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1060_TB2453_04102023114110.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIELSON DA SILVA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "Edielson"
    "autor_email" => "edielson.delegado@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É notório as diversas discursões entre os educadores Matemáticos acerca de como a Matemática está sendo inserida nas práticas de salas de aulas. Uma vez que percebemos a falta de interesse e envolvimento dos nossos alunos em atividades que concerne ao conhecimento Matemático, gerando com isso uma total desmotivação. Todavia, muitos alunos reclamam das aulas serem extensivas e somente ministradas de forma expositiva. Desse modo, há a necessidade de se utilizar metodologias interativas e motivadoras que despertem o interesse dos alunos nas práxis de salas de aulas, em particular, nas aulas de Matemática. O presente trabalho tem como objetivo trazer uma revisão bibliográfica sobre o uso de fotografias como possibilidades no ensino de Matemática, numa abordagem interdisciplinar entre arte e Matemática. Para tanto, utilizamos como suportes teóricos os estudos de Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Zago e Flores (2010), Wagner (2017), Lorenzato (1995) e Neves (2022), dentre outros autores. Portanto, o resultado esperado do uso de fotografias nas aulas de Matemática a partir da revisão da literatura é de grande relevância, pois além de proporciona aulas mais dinâmicas, torna o processo de aprendizado mais construtivo, incentivando o aluno a ser ativo no seu próprio desenvolvimento em sala de aula e na construção do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.