O artigo organiza um breve levantamento sobre a condição social da criança com deficiência intelectual no Brasil, com a finalidade de discutir seu direito à educação dialogando com a Lei nº13.146/2015. A análise historiográfica se baseia em diferentes momentos da história da sociedade ocidental até os dias atuais. Como referências, foram utilizados autores, tais como: Ariés (1981), Bezerra (2010), Dumas (2011), Garghetti (2013), Hermida (2020), Papalia (2013), Saviani (2019), entre outros. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo. Como procedimento, a pesquisa bibliográfica - histórica e documental, com fundamentação teórica na Pedagogia Histórico-crítica. Concluiu-se que a evolução do conhecimento científico possibilitou a melhoria da condição social da criança com deficiência intelectual. Entretanto, em âmbito nacional, vários fatores ainda dificultam a efetivação do seu direito à educação. A pesquisa se justificou frente à necessidade de conhecer melhor esse contexto, captar a amplitude das dificuldades a serem superadas e contribuir com os campos teórico e social.