Este artigo tem como objetivo analisar as experiências pessoais de discentes da Universidade Federal do Pará - UFPA da primeira entrada do ano de 2021 no curso de Licenciatura em Pedagogia; descrevendo a sua observação sobre a educação socioemocional das crianças através de experiências vividas por meio de estágios supervisionados e/ou não obrigatórios em sala de aula. Visto que as emoções permeiam na área educacional desde o ensino infantil até o ensino superior, sabe-se que, após a família, a escola é outro meio de socialização da criança, sendo assim, o professor tem como papel fundamental voltar seu olhar ao aluno e sua situação emocional, a qual muitas vezes não se consegue ser expressada. Diante o exposto, ao longo desse artigo se fará a comparação de percepções e observações encontradas entre os discentes e, em paralelo, buscará meios de ações para que possa ser utilizados para mediar o assunto de emoções, sentimentos e diálogo entre professor-aluno. Pode-se observar que, durante a formação da graduação o futuro profissional docente, não se têm disciplinas que desenvolvam/ensinem, sobre como lidar com as questões emocionais do discente, esta ausência causa uma discussão que se faz muito presente na atualidade, uma vez que se faz necessário a capacitação durante a formação para que o educador saiba lidar e trabalhar com as dificuldades emocionais e sentimentais dos seus alunos no âmbito escolar.