Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA ENQUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2208
    "inscrito_id" => 12256
    "titulo" => "O USO DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA ENQUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO"
    "resumo" => "No mundo contemporâneo o uso das tecnologias digitais na educação abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo educativo. Nessa perspectiva, para efetivar ambientes interativos e motivadores, é necessário intervir na formação de professores no sentido de fomentar práticas educativas inovadoras. Essas práticas estão associadas ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no cotidiano de sala de aula. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de uma abordagem com o uso das tecnologias digitais, tendo como ferramenta o uso didático-pedagógico da Lousa Digital Interativa. A LDI possibilita o acesso de recursos disponíveis no mundo virtual que aprimoram as competências cognitivas no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Esse estudo foi realizado durante uma formação de professores do ensino fundamental da rede pública de um município da região Nordeste. A formação contou com a participação de vinte e um professores que atuam no ensino básico dos anos finais e que desenvolvem os seus trabalhos com o ensino de língua inglesa. Esse instrumento investigativo se configura como uma pesquisa qualitativa do tipo observação participante, nos quais os resultados obtidos demonstraram as potencialidades e as limitações que permeiam o uso da LDI no contexto de uma educação globalizada e suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12256_TB2208_20112023192351.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Maria da Concei"
    "autor_email" => "mclvieira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96337
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2208
    "inscrito_id" => 12256
    "titulo" => "O USO DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA ENQUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO"
    "resumo" => "No mundo contemporâneo o uso das tecnologias digitais na educação abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo educativo. Nessa perspectiva, para efetivar ambientes interativos e motivadores, é necessário intervir na formação de professores no sentido de fomentar práticas educativas inovadoras. Essas práticas estão associadas ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no cotidiano de sala de aula. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de uma abordagem com o uso das tecnologias digitais, tendo como ferramenta o uso didático-pedagógico da Lousa Digital Interativa. A LDI possibilita o acesso de recursos disponíveis no mundo virtual que aprimoram as competências cognitivas no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Esse estudo foi realizado durante uma formação de professores do ensino fundamental da rede pública de um município da região Nordeste. A formação contou com a participação de vinte e um professores que atuam no ensino básico dos anos finais e que desenvolvem os seus trabalhos com o ensino de língua inglesa. Esse instrumento investigativo se configura como uma pesquisa qualitativa do tipo observação participante, nos quais os resultados obtidos demonstraram as potencialidades e as limitações que permeiam o uso da LDI no contexto de uma educação globalizada e suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12256_TB2208_20112023192351.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Maria da Concei"
    "autor_email" => "mclvieira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No mundo contemporâneo o uso das tecnologias digitais na educação abre novas possibilidades de ensino-aprendizagem e pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo educativo. Nessa perspectiva, para efetivar ambientes interativos e motivadores, é necessário intervir na formação de professores no sentido de fomentar práticas educativas inovadoras. Essas práticas estão associadas ao uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no cotidiano de sala de aula. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de uma abordagem com o uso das tecnologias digitais, tendo como ferramenta o uso didático-pedagógico da Lousa Digital Interativa. A LDI possibilita o acesso de recursos disponíveis no mundo virtual que aprimoram as competências cognitivas no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Esse estudo foi realizado durante uma formação de professores do ensino fundamental da rede pública de um município da região Nordeste. A formação contou com a participação de vinte e um professores que atuam no ensino básico dos anos finais e que desenvolvem os seus trabalhos com o ensino de língua inglesa. Esse instrumento investigativo se configura como uma pesquisa qualitativa do tipo observação participante, nos quais os resultados obtidos demonstraram as potencialidades e as limitações que permeiam o uso da LDI no contexto de uma educação globalizada e suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.