Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HOMOFOBIA NA ESCOLA: RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96798
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2848
    "inscrito_id" => 2566
    "titulo" => "HOMOFOBIA NA ESCOLA: RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo aborda uma discussão sobre três relatos de situações homofóbicas que ocorreram no espaço escolar e que foram vivenciadas por alunos do Ensino Médio. Os relatos foram obtidos por meio de uma entrevista estruturada realizada com docentes. Os relatos indicam situações nas quais, ao interagir com professores, estes expressaram em suas falas preconceito em relação ao público LGBTQIA+. Apesar de ser esperado que a escola seja um espaço de convivência com a diversidade, os docentes demonstraram não estar preparados para lidar com essa questão no universo escolar. As situações sugerem que, em vez de trabalhar a questão da diversidade e demonstrar atitudes de acolhimento à comunidade LGBTQIA+, os profissionais reforçam o estigma e a exclusão dessas pessoas no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2566_TB2848_17062023092326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA BERNARD"
    "autor_email" => "fisica.adrianabernardes@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96798
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2848
    "inscrito_id" => 2566
    "titulo" => "HOMOFOBIA NA ESCOLA: RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo aborda uma discussão sobre três relatos de situações homofóbicas que ocorreram no espaço escolar e que foram vivenciadas por alunos do Ensino Médio. Os relatos foram obtidos por meio de uma entrevista estruturada realizada com docentes. Os relatos indicam situações nas quais, ao interagir com professores, estes expressaram em suas falas preconceito em relação ao público LGBTQIA+. Apesar de ser esperado que a escola seja um espaço de convivência com a diversidade, os docentes demonstraram não estar preparados para lidar com essa questão no universo escolar. As situações sugerem que, em vez de trabalhar a questão da diversidade e demonstrar atitudes de acolhimento à comunidade LGBTQIA+, os profissionais reforçam o estigma e a exclusão dessas pessoas no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2566_TB2848_17062023092326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA BERNARD"
    "autor_email" => "fisica.adrianabernardes@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo aborda uma discussão sobre três relatos de situações homofóbicas que ocorreram no espaço escolar e que foram vivenciadas por alunos do Ensino Médio. Os relatos foram obtidos por meio de uma entrevista estruturada realizada com docentes. Os relatos indicam situações nas quais, ao interagir com professores, estes expressaram em suas falas preconceito em relação ao público LGBTQIA+. Apesar de ser esperado que a escola seja um espaço de convivência com a diversidade, os docentes demonstraram não estar preparados para lidar com essa questão no universo escolar. As situações sugerem que, em vez de trabalhar a questão da diversidade e demonstrar atitudes de acolhimento à comunidade LGBTQIA+, os profissionais reforçam o estigma e a exclusão dessas pessoas no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.