O presente trabalho surge em decorrência de percebermos enquanto estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, a baixa quantidade de trabalhos e artigos que buscam estudar sobre as escolas públicas integrais do município de Olinda/PE, principalmente sobre a gestão e cultura organizacional escolar, no tocante as interações sociais e a necessidade de entender como a organização cultural de uma escola pode trazer efeitos para o dia a dia da dinâmica escolar. A escola na qual foi realizada a pesquisa é a escola Municipal Integral CAIC Professora Norma Coelho, que vale salientar, é uma escola integral, que atende estudantes do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). A escola é localizada no bairro de Peixinhos em Olinda/PE, a qual, funciona nos turnos matutino e vespertino, acolhendo também no turno da noite estudantes do Projovem. Como referencial teórico para nossa pesquisa forma utilizadas, principalmente, as obras de Luck, Libânio e Pagés. A pesquisa tem como referenciais metodológicos a pesquisa de natureza qualitativa, na qual, fizemos um estudo de caso, realizando entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e observação, e para a análise de dados, foi usada a triangulação. Como resultados, foi possível compreendermos através das observações como ocorre a prática de uma gestão democrática horizontal, que flui de maneira colaborativa, observamos também como está se dando o processo da construção de relação entre a comunidade escolar, estabelecimento de credibilidade e cooperação para crescimento e desenvolvimento da escola. Sabemos que um dos fenômenos de maior expressão das relações internas no modelo organizacional democrático é o da participação, conhecer e comunicar. É importante concretizar o ideal de colaboração, para assim, delinear os espaços democráticos institucionais reconhecendo suas 10 relações internas de poder, bem como a diversidade de níveis em que se enquadra a cultura organizacional.