Os jogos e brincadeiras são de total importância no desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois despertam um grau de interesse maior na vontade de conhecer o que é ensinado pelo educador. Trazer novas formas e práticas pedagógicas que englobam os métodos e as boas contribuições para bons resultados educacionais, contribuindo para o crescimento intelectual, social e cultural, visando sempre o bem-estar da criança e da socialização em sala de aula. As atividades lúdicas são muito mais que meros momentos divertidos ou apenas simples passatempos, são momentos de descobertas, que visam a construção e a compreensão de si, dando estímulos à autonomia, à criatividade, à expressão pessoal. Com isso, o principal objetivo desse artigo foi avaliar como o lúdico pode contribuir para o crescimento do conhecimento da criança. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, utilizando como instrumento para coleta de dados um formulário com cinco questões, aplicado a professoras da Educação Infantil e encaminhada através do Google Forms, tendo como objetivo compreender como esta prática pode ser usado na Educação Infantil e entender como o educador utiliza essa ferramenta tão precisa na prática pedagógica. Portanto, é possível analisar os benefícios da ludicidade na formação do ser pensante e autônomo, que essa prática em âmbito escolar pode trazer, além de tornar o ensino mais prazeroso, tanto para o educador, como para o educando.