Os conteúdos químicos abordados em salas de aula são muitas vezes descritos como abstratos, monótonos e de difícil compreensão. Considerando superar as dificuldades de aprendizagem, o presente trabalho objetiva investigar como o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química do IFBA, Campus Vitória da Conquista aborda o uso da ludicidade, apresentando as reflexões necessárias . Diante disso, foi feita uma análise do PPC do Curso de Licenciatura em Química, e realizadas pesquisas e leituras sobre a temática em questão. Assim, por meio de uma análise crítica, constatou-se que, pelo menos em nível teórico, o PPC do Curso de Licenciatura em Química se caracteriza numa perspectiva de educação construtivista e socio-interacionista. Refere-se à ludicidade de modo implícito, apresentando a promoção de um maior envolvimento do estudante com o ensino de química por meio de alternativas pedagógicas diversificadas e dinâmicas. O referencial teórico permitiu identificar a importância da utilização da ludicidade como forma de proporcionar a compreensão concreta do conhecimento químico em favor dos discentes. A metodologia utilizada foi de pesquisa exploratória e qualitativa, com a opção pela revisão bibliográfica e pela análise documental. Dessa forma, os resultados obtidos com esse trabalho, revelam que a ludicidade é contemplada, de forma subjacente, no documento em questão, o que não impede a sua implementação no ensino de química, com o fito de contribuir para o processo ensino-aprendizagem no referido Curso.