O presente trabalho surge da observação participante do estágio de língua portuguesa na cidade de Tianguá- CE, nos anos de 2021, 2022 e 2023. Esta análise acompanha uma periodização importante do meio educacional, pois conta a participação do estagiário em meio ao ensino remoto, o retorno às salas de aula e os programas de apoio para superar os impasses da aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho visa discutir as experiências de estágio realizadas ao longo dos 4 (quatro) estágios em Língua Portuguesa, totalizando 400h, acontecido tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, em escolas públicas, do município e do Estado, respectivamente. Durante o estágio, o estagiário pode vivenciar a rotina de uma escola, conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos, e como ele permanece inserido na academia durante esse processo, consegue realizar uma troca, de levar os novos debates para os professores-supervisores, proporcionando um intercâmbio de informações com esse professor e pondo na prática da regência. O estagiário retorna esse conhecimento em novas pesquisas. A fundamentação bibliográfica consiste principalmente em Pimenta e Lima (2005-2006) e Raubar (2008) no que diz respeito o diálogo entre a teoria e a prática do estágio; Regina Leal (2005), Luckesi (2008) e Salzano (2004) acerca do planejamento docente; Almeida (2014), Gatti (2003) e Libâneo (2006) sobre a forma e organização do ensino e a avaliação.