Tendo em vista a importância da metodologia ativa na sala de aula, que se manifesta de maneira eficaz quando o estudante engaja-se ativamente com o assunto em estudo, este trabalho visa fazer uma contribuição para o estudo do crescimento e desenvolvimento vegetal no ensino fundamental II, através de um experimento de plantio do feijão-caupi em garrafas PET, para que o aluno possa desenvolver diversas habilidades, tais como o conhecimento com relação aos diferentes tipos de solo, condições de luz e temperatura necessárias para que as plantas cresçam saudáveis. Assim, a utilização de metodologias ativas, que envolvem a participação ativa dos estudantes por meio de práticas e ensino, é importante para um aprendizado eficaz. Esse experimento proporciona uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre as plantas de maneira dinâmica e lúdica, cumprindo também uma habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que envolve a identificação das partes de uma planta e suas funções, bem como as relações das plantas com o ambiente e outros seres vivos. Dessa forma, no geral, o experimento demonstra ser uma alternativa viável para o ensino da fisiologia das plantas, proporcionando uma aprendizagem prática e significativa para os estudantes, uma vez que possibilita a observação, na prática, da fenologia da planta, bem como as possíveis alterações que podem ocorrer durante o seu desenvolvimento, como o aparecimento de possíveis pragas, ou até mesmo a importância dos nutrientes, tão necessários às plantas. Além disso, essa metodologia proporciona um aprendizado prático e interativo, que desenvolverá habilidades como o senso de responsabilidade e o comprometimento ao cuidar das plantas.